Conhecido como “Mike Jagger” da política, Bolsonaro vai apoiar Ratinho Junior em 2022

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em entrevista à Rádio Banda B, de Curitiba, disse nessa quinta-feira (22/7) que está apoiando o governador Ratinho Junior (PSD) com investimentos e, deixou subentendido, que espera a contrapartida nas eleições de 2022.

“Tenho um bom relacionamento com o Ratinho e brinco que melhor o secretário dele é o presidente da Itaipu Binacional [general João Francisco Ferreira]. Investia R$ 100 milhões por ano em projetos sociais, agora investimos R$ 2,5 bilhões, em infraestrutura, no ano passado”, afirmou o presidente.

Bolsonaro avaliou que “Ratinho está feliz com a nova ponte para o Paraguai, com a nova pista do aeroporto de foz do Iguaçu. Mais 40% das cidades do Noroeste do Paraná recebem obras de Itaipu”.

O problema é que Jair Bolsonaro é mundialmente conhecido como Mick Jagger da política. Quem recebe o apoio dele, necessariamente, perde as eleições –e até no futebol [o Brasil perdeu a final da Copa América da Argentina].

Leia também

Nos países em que o presidente Bolsonaro se meteu, e não são poucos [Argentina, Bolívia, Peru, EUA, Israel, Venezuela, etc.], os apoiadores sofreram acachapante derrota.

Nas eleições municipais de 2022, os candidatos do mandatário também levaram sabugadas nas urnas. Celso Russomano (Republicanos), em São Paulo, e Marcelo Crivella, no Rio, são os maiores expoentes desse mau agouro presidencial.

Economia

Bolsonaro vai apoiar Ratinho Junior em 2022, mas Ratinho Junior ensaia abandonar Bolsonaro na boca da urna. No entanto, se o governador do Paraná roer a corda, os partidos de centro-direita no Paraná dizem que marcharão com o adversário Roberto Requião (MDB) ‘sem contrapartida alguma’. Ou seja, por ódio, bolsonaristas podem apoiar o emedebista.

O diabo é que o ex-presidente Lula, ineditamente, está virando nas intenções de voto no estado. Institutos de pesquisas captaram uma abrupta mudança no humor do eleitorado paranaense, o que é ruim para dobrada Bolsonaro e Ratinho.