‘Pandemia provocou 305 mil mortes acima do esperado’, diz Jurema Werneck na CPI da Covid

A médica Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil e representante do Movimento Alerta, disse hoje (24/6) na CPI da Covid que a pandemia provocou 305 mil mortes acima do esperado e que, se medidas fossem adotadas, a contaminação seria reduzida em 40% e 120 mil vidas seriam salvas.

Em seu depoimento, Werneck disse que 20 mil pessoas morreram em unidades pré-hospitalares e ela revelou mostrando gráficos o caráter racista da pandemia.

“A maioria dos mortos são negros e negras”, disse, enquanto “os mais ricos e escolarizados foram muito mais testados.”

A depoente afirmou que em 2019 sabia-se do aumento do desemprego, da insegurança alimentar e da precaridade do trabalho informal e que, quando chega a pandemia, governo não fez políticas públicas para enfrentar essa situação.

Leia também

Jurema Werneck disse ainda que não há justificativa para insistir no erro e não corrigir a rota no enfrentamento à pandemia, mesmo com mais de 500 mil mortes pela doença.

Para a executiva do Movimento Alerta, faltaram muitas coisas na pandemia. “Faltou comunicação, mas faltou uma liderança nacional firme, com uma mensagem de confiança, de união para salvar vidas.”

Economia

“É preciso reforçar a confiança da população, distribuir máscaras de qualidade, no Rio as pessoas nos ônibus lotados usam as mesmas máscaras compradas há um ano”, recomendou.

“O que poderia ser feito para reduzir a contaminação? Testagem, rastreamento e medidas não farmacológicas”, disse Jurema Werneck.

CPI da Covid ao vivo

A CPI da Covid ouve nesta quinta-feira (24/6) a diretora-executiva da Anistia Internacional e coordenadora do Movimento Alerta, Jurema Werneck. Também será ouvido o epidemiologista, pesquisador e professor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Pedro Hallal. Acompanhe ao vivo pelo Blog do Esmael.