geringonça parana

Geringonça contra Ratinho Junior reúne lideranças de 12 partidos no Paraná

Lideranças de ao menos 12 partidos políticos –MDB, PT, PSB, PDT, PSC, PROS, PCdoB, PV, Rede, PSol, PT e DEM– promoveram nesta terça-feira (15/6) o 3º Encontro Estadual da Geringonça no Paraná. Em comum, as personalidades se opõem ao governo Ratinho Junior (PSD) acerca do pedágio, saúde, vacinação, tarifas de água e luz, economia, educação, enfim, na oferta de serviços públicos essenciais aos paranaenses.

A Geringonça PR foi transmitida ao vivo pelo Blog do Esmael e suas redes sociais, bem como pelos canais e perfis dos participantes dessa inédita concertação política.

Assista a íntegra da Geringonça

O encontro estava previsto para ser presencial, mas decidiu-se pela atividade online em virtude do recrudescimento da pandemia no Paraná.

Durante o evento, quatro lideranças lançaram a pré-candidatura de Roberto Requião (MDB) ao governo do Paraná.

Requião, que sugeriu a criação da Geringonça, em fevereiro passado, disse que os projetos e programas antecedem à discussão de nomes. Ele afirmou que não pode ser uma discussão de compadres, de amigos, mas sim de uma frente para recuperar o Paraná com “uma visão crítica e um programa básico de governo”.

O coordenador-geral da Geringonça, deputado Arilson Chiorato (PT), um dos apontaram Requião para liderar essa virada, anunciou para breve uma “carta de princípios” desse movimento plural e suprapartidário a favor do Paraná. O parlamentar aproveitou o evento para comunicar a “Geringonça Mulher”, que será coordenada pela deputada Mabel Canto (PSC).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, mesmo com o “tubo” de oxigênio fez questão de participar do histórico encontro de hoje. Ele citou o exemplo da Geringonça em Israel, onde força políticas díspares se uniram para derrotar Benjamin Netanyahu.

Em depoimento, Romanelli relatou que está no 17º dia de internamento por causa da Covid e afirmou que foi salvo pelas duas doses de vacina. “Graças a Deus eu tinha tomado as duas doses da vacina”, agradeceu.

O 3º Encontro Estadual da Geringonça do Paraná foi o principal acontecimento político dos últimos dois anos no estado.

Romanelli tubo covid
Deputado Romanelli, com covid, participou da Geringonça

Veja quem participou da Geringonça PR

Deputada Mabel Canto (PSC)
Advogada e radialista. Ela é integrante da Frente Parlamentar sobre o Pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Deputado Goura (PDT)
Jorge Brand, mais conhecido como Goura, é cicloativista, filósofo, professor de ioga e atualmente exerce mandato de deputado estadual ‘ecossocialista’ pelo Partido Democrático Trabalhista.

Deputado Arilson Chiorato (PT)
Deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR. É coordenador geral da Geringonça no PR.

Roberto Requião (MDB)
Senador da República por dois mandatos. Três vezes governador do Paraná, deputado estadual e prefeito de Curitiba.

Luiz Claudio Romanelli (PSB)
Deputado estadual, 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio.

Prof. Renato Mocellin (PV)
Formado em Direito, História e Estudos Sociais e com mestrado em Educação pela UFPR, Professor Mocellin atualmente leciona a disciplina de História no Curso Pré-Vestibular da Positivo. Ele disputou a Prefeitura de Curitiba na eleição de 2020.

Deputado Aliel Machado (PSB)
Aliel Machado está no seu segundo mandato de deputado federal. É vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados. Ele é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Casa.

João Luiz Stefaniak (PSOL)
É advogado, vereador pelo mandato coletivo do PSOL no município de Ponta Grossa.

Marcelo Guilherme (REDE)
Ex-vereador de São José dos Pinhais. Ele 1º suplente de deputado estadual da Rede

Elton Barz (PCdoB)
Professor e presidente estadual do PCdoB no Paraná.

Deputado Plauto Miró (DEM)
Plauto Miró Guimarães Filho é deputado estadual pelo Democratas (DEM). Ele foi 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Toninho Wandscher (PROS)
É deputado federal e presidente estadual do PROS no Paraná.

O 3º Encontro Estadual da Geringonça do Paraná foi “facilitado” pelo Blog do Esmael, que faz a intermediação com as lideranças políticas e partidárias.