Geringonça contra Ratinho Junior reúne lideranças de 12 partidos no Paraná

Lideranças de ao menos 12 partidos políticos –MDB, PT, PSB, PDT, PSC, PROS, PCdoB, PV, Rede, PSol, PT e DEM– promoveram nesta terça-feira (15/6) o 3º Encontro Estadual da Geringonça no Paraná. Em comum, as personalidades se opõem ao governo Ratinho Junior (PSD) acerca do pedágio, saúde, vacinação, tarifas de água e luz, economia, educação, enfim, na oferta de serviços públicos essenciais aos paranaenses.

A Geringonça PR foi transmitida ao vivo pelo Blog do Esmael e suas redes sociais, bem como pelos canais e perfis dos participantes dessa inédita concertação política.

Assista a íntegra da Geringonça

O encontro estava previsto para ser presencial, mas decidiu-se pela atividade online em virtude do recrudescimento da pandemia no Paraná.

Durante o evento, quatro lideranças lançaram a pré-candidatura de Roberto Requião (MDB) ao governo do Paraná.

Requião, que sugeriu a criação da Geringonça, em fevereiro passado, disse que os projetos e programas antecedem à discussão de nomes. Ele afirmou que não pode ser uma discussão de compadres, de amigos, mas sim de uma frente para recuperar o Paraná com “uma visão crítica e um programa básico de governo”.

Economia

O coordenador-geral da Geringonça, deputado Arilson Chiorato (PT), um dos apontaram Requião para liderar essa virada, anunciou para breve uma “carta de princípios” desse movimento plural e suprapartidário a favor do Paraná. O parlamentar aproveitou o evento para comunicar a “Geringonça Mulher”, que será coordenada pela deputada Mabel Canto (PSC).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, mesmo com o “tubo” de oxigênio fez questão de participar do histórico encontro de hoje. Ele citou o exemplo da Geringonça em Israel, onde força políticas díspares se uniram para derrotar Benjamin Netanyahu.

Em depoimento, Romanelli relatou que está no 17º dia de internamento por causa da Covid e afirmou que foi salvo pelas duas doses de vacina. “Graças a Deus eu tinha tomado as duas doses da vacina”, agradeceu.

O 3º Encontro Estadual da Geringonça do Paraná foi o principal acontecimento político dos últimos dois anos no estado.

Romanelli tubo covid
Deputado Romanelli, com covid, participou da Geringonça

Veja quem participou da Geringonça PR

Deputada Mabel Canto (PSC)
Advogada e radialista. Ela é integrante da Frente Parlamentar sobre o Pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Deputado Goura (PDT)
Jorge Brand, mais conhecido como Goura, é cicloativista, filósofo, professor de ioga e atualmente exerce mandato de deputado estadual ‘ecossocialista’ pelo Partido Democrático Trabalhista.

Deputado Arilson Chiorato (PT)
Deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR. É coordenador geral da Geringonça no PR.

Roberto Requião (MDB)
Senador da República por dois mandatos. Três vezes governador do Paraná, deputado estadual e prefeito de Curitiba.

Luiz Claudio Romanelli (PSB)
Deputado estadual, 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio.

Prof. Renato Mocellin (PV)
Formado em Direito, História e Estudos Sociais e com mestrado em Educação pela UFPR, Professor Mocellin atualmente leciona a disciplina de História no Curso Pré-Vestibular da Positivo. Ele disputou a Prefeitura de Curitiba na eleição de 2020.

Deputado Aliel Machado (PSB)
Aliel Machado está no seu segundo mandato de deputado federal. É vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados. Ele é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Casa.

João Luiz Stefaniak (PSOL)
É advogado, vereador pelo mandato coletivo do PSOL no município de Ponta Grossa.

Marcelo Guilherme (REDE)
Ex-vereador de São José dos Pinhais. Ele 1º suplente de deputado estadual da Rede

Elton Barz (PCdoB)
Professor e presidente estadual do PCdoB no Paraná.

Deputado Plauto Miró (DEM)
Plauto Miró Guimarães Filho é deputado estadual pelo Democratas (DEM). Ele foi 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Toninho Wandscher (PROS)
É deputado federal e presidente estadual do PROS no Paraná.

O 3º Encontro Estadual da Geringonça do Paraná foi “facilitado” pelo Blog do Esmael, que faz a intermediação com as lideranças políticas e partidárias.