CovaxinGate: CPI da Covid definiu data para depoimento do líder Ricardo Barros

A CPI da Covid no Senado estabeleceu nesta quarta-feira (30/6) as novas datas de depoimentos sobre o propinoduto do governo Bolsonaro com as vacinas.

Na terça-feira, dia 6 de julho, a comissão voltará a ouvir o deputado Luis Miranda (DEM-DF). Ele tem fatos novos acerca do pedido de propina pelo governo na compra da vacina indiana Covaxin.

Segundo o parlamentar, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), estava presente no momento em que o lobista Silvio Assis lhe ofereceu 1,2 milhão de dólares (R$ 6 milhões), caso a venda das 20 milhões de dose da Covaxin fosse concretizada.

Na quarta-feira, dia 7 de julho, será a vez de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, depor à CPI da Covid.

Roberto Ferreira Dias foi Superintendente da COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná) no governo de Beto Richa (PSDB). Na época, Abelardo Lupion Mello era o presidente da empresa mista. Ele também foi conselheiro de administração no estratégico Porto de Paranaguá.

Já o líder de Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros, será inquirido pela comissão na quinta-feira, dia 8 de julho.

Economia

“Espero que a CPI vote hoje meu convite, já que me coloquei a disposição desde a primeira fala de Luís Miranda. E gostaria de ir o quanto antes. Peço compreensão aos profissionais de imprensa mas penso ser adequado esclarecer e reafirmar minhas posições na CPI”, escreveu Barros, momentos antes de ser oficialmente convocado pela comissão.

Leia também

Quem é Ricardo Barros

Ricardo Barros, político experiente, já foi prefeito de Maringá (PR), sua cidade natal, cumpre o sexto mandato como deputado. Ele foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1995 e ficou até 2011 no cargo. Voltou em 2015, depois de exercer o cargo de secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná entre 2011 e 2014.

Barros já foi líder de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar também ocupou a vice-lidernça no governo Dilma Rousseff (PT).

Ricardo Barros foi ministro da Saúde no governo de Michel Temer (MDB).

CPI da Covid no Senado [ao vivo]