Ao vivo: 3º Encontro Estadual da Geringonça no Paraná

As forças vivas do Paraná realizam nesta terça-feira, 15 de junho, o 3º Encontro Estadual da Geringonça no Paraná. Esse evento é transmitido ao vivo pelo Blog do Esmael e suas redes sociais, bem como pelos canais e perfis dos participantes desta concertação.

Inicialmente prevista para ser presencial, decidiu-se pela atividade online em virtude do recrudescimento da pandemia no Paraná.

Geringonça Paraná – ao vivo

Hoje teremos a participação das seguintes lideranças políticas:

  • Deputada Mabel Canto (PSC) – Advogada e radialista. Ela é integrante da Frente Parlamentar sobre o Pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
  • Deputado Goura (PDT) – Jorge Brand, mais conhecido como Goura, é cicloativista, filósofo, professor de ioga e atualmente exerce mandato de deputado estadual ‘ecossocialista’ pelo Partido Democrático Trabalhista.
  • Arilson Chiorato (PT) – Deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR. É coordenador geral da Geringonça no PR.
  • Roberto Requião (MDB) – Senador da República por dois mandatos. Três vezes governador do Paraná, deputado estadual e prefeito de Curitiba.
  • Luiz Claudio Romanelli (PSB) – Deputado estadual, 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio.
  • Prof. Renato Mocellin (PV) – Formado em Direito, História e Estudos Sociais e com mestrado em Educação pela UFPR, Professor Mocellin atualmente leciona a disciplina de História no Curso Pré-Vestibular da Positivo. Ele disputou a Prefeitura de Curitiba na eleição de 2020.
  • Deputado Aliel Machado (PSB) – Aliel Machado está no seu segundo mandato de deputado federal. É vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados. Ele é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Casa.
  • João Luiz Stefaniak (PSOL) – É advogado, vereador pelo mandato coletivo do PSOL no município de Ponta Grossa.
  • Marcelo Guilherme (REDE) – Ex-vereador de São José dos Pinhais. Ele 1º suplente de deputado estadual da Rede
  • Elton Barz (PCdoB) – Professor e presidente estadual do PCdoB no Paraná.
  • Deputado Plauto Miró (DEM) – Plauto Miró Guimarães Filho é deputado estadual pelo Democratas (DEM). Ele foi 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.
  • Deputado Toninho Wandscher (PROS) – É deputado federal e presidente estadual do PROS no Paraná.
  • O objetivo deste evento é discutir temas sobre economia, pandemia, pedágios e serviços públicos.

    Este encontro plural e suprapartidário é ‘facilitado’ pelo Blog do Esmael. Ele leva o nome de ‘Geringonça Paraná’ e tem a coordenação do deputado Arilson Chiorato, presidente estadual do PT no Paraná.

    Sobre a Geringonça no Paraná

    Geringonça Paraná já realizou, antes, dois encontros virtuais. A saber: no dia 29 de março, aniversário de Curitiba, e no 1º de Maio, Dia do Trabalhador, quando lideranças partidárias e movimentos sociais discutiram serviços públicos, pedágios nas rodovias, Economia do Paraná e combate à pandemia.

    Economia

    A proposta da criação da Geringonça partiu do ex-senador Roberto Requião, que é pré-candidato ao governo do Paraná.

    O Encontro Suprapartidário foi denominado “Geringonça” em alusão à exitosa aliança que governa Portugal desde 2015 e que retomou a economia naquele país.

    Em tempos de pandemia, o que nos une, além da recuperação da economia paranaense e a redução do pedágio, é a aceleração da vacinação e o auxílio emergencial para os mais vulneráveis socialmente.