Um sofrido dia do trabalhador

“Apenas uma guerra é permitida à espécie humana: a guerra contra a extinção” – Isaac Asimov

Luiz Cláudio Romanelli*

Este 1º de Maio será de reflexão sobre o futuro do mercado de trabalho. A data que festeja e reconhece o valor do trabalhador ocorre em meio aos efeitos perversos da Covid-19, e suscita dúvidas sobre a capacidade e a velocidade com que o Brasil pode promover a criação de novas vagas de emprego. Há sim, um recrudescimento de conquistas históricas alcançadas com muita luta e suor.

O remédio para o emprego também é a vacina. Ela salva vidas, empresas e postos de trabalho. Infelizmente, o negacionismo e a incompetência nos conduziram a um quadro de extrema dificuldade. O cenário segue nebuloso, com milhões de pessoas ainda sem perspectivas de imunização, quem dirá de obter salário e renda.

Não são poucas as análises que demonstram que ainda vamos experimentar dias difíceis em relação à reabertura de vagas com carteira assinada. As projeções sobre o desemprego variam de 14,5% (FMI) a 17% (Santander) em 2021. Na mesma linha, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) projeta uma desocupação acima de 14%.

O IBGE calcula que 14,4 milhões de brasileiros ficaram sem emprego no trimestre encerrado em fevereiro de 2021. Houve estabilidade em relação ao período imediatamente anterior, mas sobre o mesmo trimestre do ano passado a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua revela o desaparecimento de 7,8 milhões de postos de trabalho.

Um alento vem do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged). No conjunto do País, a amostra contabiliza evolução no emprego, com 660 mil postos abertos. No Paraná, quase 80 mil vagas foram criadas no primeiro trimestre. Mas a avaliação de economistas é que o índice nacional de desemprego fique na casa dos dois dígitos por muito tempo ainda.

Economia

Leia também

Nos mesmos moldes de 2020, quando foram fechadas 7,3 milhões de vagas de emprego, o governo federal vai retomar o programa emergencial que permite acordos para redução de jornada e salário, ou ainda a suspensão dos contratos. É uma boa notícia, contudo é inegável que se trata de mais um paliativo para evitar a piora dos números no mercado de trabalho.

Com a medida, o País ganha um pequeno fôlego, mas seguirá na UTI, respirando por aparelhos, até que a vacina alcance a maior parte da população. Com alguma sorte, isso deve ocorrer no segundo semestre deste ano, mas os reflexos negativos só serão revertidos a partir de 2022. Até lá, muita gente viverá no desespero. Haverá mais empobrecimento.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela o impacto da crise provocada pela pandemia nos ganhos dos trabalhadores. O levantamento mostra que 41% manteve o rendimento. Na outra ponta, 32% afirmam que a renda caiu, enquanto 14% ficaram sem nenhuma fonte de ganho. A perda ocorre mais intensamente nas classes D e E — porções da população que crescem a olhos vistos.

É óbvio que a condução do enfrentamento da pandemia no País nos trouxe a este obscuro momento. Tivéssemos uma liderança nacional firme e séria, preocupada com a vida e focada na proteção da economia, poderíamos nutrir a esperança de reverter no curto prazo a calamidade que ronda o Brasil. Mas não há razões para acreditar nisso. Perdemos o bonde da imunização.

Lembro que neste sofrido 1º. de Maio comemoramos o 15º aniversário do Piso Regional do Paraná, que foi um dos primeiros estados a criar essa política pública. Uma luta que abraçamos lá em 2006 e que permitiu a mais de 1,5 milhão de trabalhadores ganhos de até 30% acima do salário mínimo nacional. Isso é distribuição de renda, inclusão social, cidadania. Quem dera pudéssemos estar comemorando avanços como este.

*Luiz Claudio Romanelli, advogado e especialista em gestão ambiental, é deputado estadual e vice-presidente do PSB do Paraná