Putin diz que é necessário acabar com violência entre Palestina e Israel

Sputnik – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ser possível garantir paz, segurança e desenvolvimento sustentável apenas com os esforços de toda a comunidade mundial.

Putin apelou para a cooperação, discursando nesta terça-feira (18) em cerimônia de condecoração presidencial dada por embaixadores estrangeiros.

A Rússia considera o fim da violência entre Israel e Palestina uma obrigatoriedade. A escalada do conflito já ocasionou uma grande quantidade de vítimas, lamentou Putin.

“A escalada do confronto entre palestinos e israelenses já ocasionou uma grande quantidade de vítimas entre a população civil, inclusive entre crianças. Consideramos a suspensão da violência de ambos os lados e procura ativa de solução baseando-se nas resoluções correspondentes do Conselho de Segurança da ONU uma obrigatoriedade”, declarou o presidente da Rússia.

LEIA TAMBÉM
Ernesto Araújo presta depoimento à CPI da Covid nesta terça ; acompanhe ao vivo

Requião: ‘Ernesto Araújo era o próprio tigrão no Itamaraty e agora tchutchuca na CPI’; acompanhe ao vivo

Economia

Gleisi ironiza Pazuello e Bolsonaro por ‘medo da verdade’ na CPI da Covid

O presidente russo afirmou que o mundo está presenciando um aumento de conflitos regionais antigos, inclusive no Afeganistão e no Oriente Médio.

“Estão se intensificando conflitos regionais antigos no Afeganistão e na Líbia, literalmente nos últimos dias. A Rússia sabe bem disso e está monitorando com preocupações o desenvolvimento da situação. Fomos testemunhas da escalada abrupta no Oriente Médio”, disse Putin.

O desenvolvimento da situação afegã é essencial para segurança e estabilidade na Ásia Central e no Sul Asiático, e a Rússia continuará ajudando no estabelecimento da vida pacífica no Afeganistão. O presidente acrescentou que a Rússia será a favor de negociações diretas intra-afegãs para reconciliação, inclusive no âmbito da Organização para Cooperação de Xangai.

A degradação do sistema da estabilidade estratégica e do controle de armas gere preocupações. O terrorismo está se intensificando de novo e os problemas de cibersegurança só aumentam, de acordo com o líder russo.

A Rússia está segura de que é necessário fazer tudo para evitar a repetição da Segunda Guerra Mundial, e desenvolver em conjunto um plano de ação formador de um mundo multipolar mais democrático e justo, disse Putin.

“Todos nós devemos proteger experiência e espírito de cooperação na luta contra desafios e ameaças comuns, lembrar o que conivência, nacionalismo e xenofobia podem resultar, e, em cooperação, desenvolver um plano de ação positivo conjunto para formar uma ordem mundial multipolar mais democrática e justa, fornecendo bem-estar e prosperidade para humanidade”, declarou o presidente russo.