Lula: ‘Enquanto criticamos Bolsonaro o presidente da Câmara desmonta o Brasil’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (27/5), à Revista Fórum, que enquanto criticamos o presidente Jair Bolsonaro o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), desmonta os serviços públicos do Brasil.

Lula afirmou na entrevista que, além de um presidente progressista, é fundamental que os eleitores também escolha deputados e senadores alinhados ideologicamente ao governo. “Não adianta escolher um deputado de direita”, disse, ao relatar sua experiência.

O ex-presidente disse que no Senado, no seu primeiro governo, por um voto, retiraram R$ 40 bilhões por ano do Sistema Único da Saúde (SUS) –recordando o fim da CPMF.

Lula ainda criticou o modelo de sessão remoto na Câmara. Segundo ele, esse formato facilita muito para o presidente da Câmara desmontar o Brasil.

Leia também

A bancada federal do PT foi orientada por Lula, durante sua passagem por Brasília, a exigir sessões presenciais no Congresso Nacional.

O ex-presidente Lula também sugeriu que os movimentos populares e sindicatos façam manifestações em frente a casa dos parlamentares governistas. “Eles moram em Brasília”, deu a dica.

Economia

Durante a entrevista, Lula disse que Bolsonaro não acredita em Deus e que o atual inquilino do Palácio do Planalto usa a religião para mentir.

“Se o Bolsonaro acreditasse em Deus, ele não usaria o nome de Deus em vão como ele usa. O tempo todo. Olhe nos olhos dele quando ele fala de religião, você não vê verdade. É tudo mentira.”

Veja como foi a entrevista de Lula [íntegra]