Deputado petista defende no plenário da Câmara a instalação da CPI do Meio Ambiente

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) defendeu durante pronunciamento na sessão da Câmara nesta quinta-feira (20) – no tempo da Liderança do PT – a instalação da CPI do Meio Ambiente, para investigar as denúncias de crimes ambientais cometidos ou acobertados pelo atual ministro Ricardo Salles. Ao fazer um apelo para que parlamentares de todos os partidos assinem o pedido de CPI, Faleiro lembrou das ações de busca e apreensão conduzidas pela Polícia Federal nessa quarta-feira (20) – determinada pelo STF – para investigar o envolvimento de Salles e autoridades do Ibama com o crime de extração ilegal de madeira na Amazônia.

“Faço um convite aqui, a questão ambiental está acima de oposição e situação, está acima das disputas partidárias e políticas. A questão ambiental fala do futuro das gerações, fala de que País nós queremos, de que Amazônia nós queremos. E nós não podemos perder a oportunidade de instalar a CPI do Meio Ambiente, que já está em busca de assinaturas nesta casa”, convocou Airton Faleiro.

LEIA TAMBÉM
“Serei candidato contra o Bolsonaro”, diz Lula a revista francesa

PSOL pede que MPF investigue lobby de Carlos Bolsonaro para compra de ferramenta israelense de espionagem

Bolsonaro planeja atacar Renan e CPI em live desta quinta

Segundo o parlamentar, que também é Coordenador do Fórum Permanente em Defesa da Amazônia, a Câmara dos Deputados precisa cumprir o seu papel de fiscalização do Poder Executivo e se espelhar no Senado, que instalou a CPI da Pandemia.

Economia

“Olha como está sendo salutar e esclarecedora, e como a sociedade está gostando da CPI da Covid no Senado. A Câmara tem quer ter o protagonismo e trazer para depor aqui nessa CPI (os acusados de crimes ambientais), falar sobre essas acusações de crimes ambientais e da corrupção na política ambiental”, explicou.

O parlamentar lembrou que a atual política ambiental do governo Bolsonaro, “que abre a porteira para ataques à floresta e aos territórios dos povos da Amazônia”, vai acabar comprometendo também os contratos comerciais do Brasil com a Europa, principalmente.

“É uma política equivocada do ponto de vista do papel da Amazônia e do Brasil no equilíbrio climático. E uma política equivocada do ponto de vista do lugar da Amazônia no projeto nacional e no projeto global”, alertou Faleiro.

Fora Salles
No pronunciamento o deputado paraense lembrou ainda que, na quarta-feira (19), a Bancada do PT entrou com uma notícia-crime no STF pedindo o afastamento imediato de Ricardo Salles do comando do Ministério do Meio Ambiente.

“Se ele está sendo investigado, assim como presidente do Ibama foi afastado, ele (Ricardo Salles) também tem que ser afastado porque está no topo da hierarquia. Ele pode, sim, influenciar e atrapalhar as investigações. A liderança da Minoria entrou com a mesma ação pedindo o afastamento do ministro junto à justiça federal em Brasília”, informou.

Privatização da Eletrobras
O deputado petista também lamentou durante o discurso a aprovação no plenário da Câmara, na madrugada desta quinta-feira (20), da medida provisória (MP 1031/2021) que libera a privatização da Eletrobras.

“Ontem, com muita tristeza, eu digo que fomos derrotados. O povo brasileiro foi derrotado. Ao aprovar a medida provisória de privatização da Eletrobras, foi dado um sinal claro de ataque à soberania nacional, ataque ao Estado que pode ser indutor, regulador, que pode ser um Estado de proteção social, a partir do capital de suas empresas estratégicas, as suas estatais. Agora essa onda (privatista) pode atingir os Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Fica aqui nosso lamento e o nosso protesto, e tomara que o Senado corrija o erro cometido pela Câmara”, declarou.

Do PT na Câmara