Datafolha abre crise com institutos de pesquisas ao mostrar Lula disparando

  • Ipespe, Ideia Big Data, Ipec, Atlas e Paraná Pesquisas deram Bolsonaro na frente

A pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (12/5), abriu uma crise no mercado de sondagens no País. O instituto mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparando nas intenções de voto, com 55%, com vantagem de 23 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno. O mandatário tem 32%.

No primeiro turno, Lula também venceria Bolsonaro pelo placar de 41% a 23% –diferença de 18 pontos a favor do petista.

É aí que a porca torce o rabo.

Segundo Ipespe, Ideia Big Data, Ipec e Paraná Pesquisas o presidente Jair Bolsonaro está na frente –diferente que divulgou hoje o Datafolha.

Leia também

Antonio Lavareda, do Ipespe, por exemplo, chegou a dizer hoje ao Valor –antes da pesquisa do Datafolha, é claro– que o grande eleitor de Bolsonaro, mais decisivo do que o eleitor evangélico e conservador, é o ex-presidente Lula.

O pesquisador do Ipespe disse que “o antipetismo ainda é mais relevante que o antibolsonarismo. Se Lula estiver no segundo turno contra Bolsonaro, a eleição presidencial parece resolvida a favor do atual presidente”.

Economia

Márcia Cavallari, do Ipec (ex-Ibope), afirmou que “se em vez de Lula o candidato petista for Fernando Haddad, o panorama fica um pouco menos risonho para a reeleição de Bolsonaro”.

O presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidaldo, disse que achou “muito estranho” esse levantamento do Datafolha. “São todos os institutos de pesquisas dizendo uma coisa e o Datafolha outra. Alguém está errando nisso”, declarou ao Blog do Esmael.

Lula, soberano no Datafolha, assustou Bolsonaro e irritou institutos de pesquisa concorrentes.