CPI da Covid vai investigar ‘imunidade de rebanho’ defendida por Bolsonaro

Não é só a investigação cloroquina na CPI da Covid que tira o sono do presidente Jair Bolsonaro. A imunização de rebanho, defendida pelo mandatário, desde o início da pandemia, preocupa muito o Palácio do Planalto.

A tese era que a imunização seria conseguida com o máximo de contaminação de pessoas, porém, como se viu, a estratégia se mostrou uma tragédia com mais de 423 mil mortos. A essa mortandade os membros da comissão de investigação estão chamando de genocídio.

Nesse período de pandemia, o País também ultrapassou 15 milhões de casos de infecção pelo vírus –sem que a doença arrefecesse. Pelo contrário novas cepas impuseram perdas de vidas com a segunda onda e, de acordo com autoridades sanitárias, vem aí a terceira e mais mortal onda.

A CPI da Covid quer investigar a falta de prevenção e de vacinação com o intuito de alcançar, pelo governo, o propósito da imunização de rebanho, qual seja, o objetivo de Bolsonaro era que o vírus se dissimulasse rápido e ferozmente entre as pessoas.

De fato o vírus se alastrou, no entanto, o que deu errado é que não houve imunização alguma. Pelo contrário. A doença eliminou mais pobres e pretos, além de arrebentar o pouco de economia que existia –apesar do governo.

Leia também

CPI ouve governadores sobre compra descentralizada de vacinas

A comissão de investigação ouvirá nesta segunda-feira (10/5) três governadores e um prefeito. Eles foram convidados para discutir, entre outros temas, a compra de vacinas de forma descentralizada por estados e municípios. A reunião será remota e está marcada para as 10h.

Economia

Devem participar da reunião os governadores do Piauí, Wellington Dias; do Maranhão, Flávio Dino; e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Também confirmou a participação na reunião o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que é presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. O grupo tem a participação de 2,6 mil municípios.

Além da compra de vacinas, os convidados devem abordar as dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelos entes federados, o estágio da pandemia nos estados e o progresso do cronograma de vacinação.

CPI da Covid ao vivo