Conflito Israel x Palestina: crianças e mulheres entre as vítimas

  • À medida que jorra o sangue no conflito, aumentam as possibilidades de Benjamin Netanyahu se eternizar no poder

Pelo menos 192 palestinos foram mortos em ataques aéreos israelenses e bombardeios em Gaza, incluindo pelo menos 58 crianças, de acordo com as autoridades de saúde palestinas, e 12 israelenses morreram em ataques com foguetes do Hamas.

O número de foguetes disparados contra Israel de Gaza se aproximou de 3.000. No entanto, as forças israelenses interceptaram cerca de 1.100 foguetes por meio do sistema “Iron Dome”, disseram oficiais militares neste domingo.

Oportunidade de negócios

O sistema “Iron Dome” tornou-se operacional em 2011 e teve seu maior primeiro teste em oito dias em novembro de 2014, quando militantes de Gaza dispararam cerca de 1.500 foguetes contra Israel.

As forças israelenses atingiram mais de 1.500 alvos, causando sérios danos à infraestrutura do Hamas, incluindo a rede de túneis que usa para transportar pessoas e armas, disseram o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

O teste do sistema antimísseis também é uma grande vitrine para o comércio de armas, haja vista que as imagens dos “escudos” interceptando os disparos de Gaza são as mais compartilhadas nas redes sociais em todo o mundo.

Leia também

Política da pólvora

“Faremos o que for necessário para restaurar a ordem e o silêncio”, disse ele, acrescentando: “Isso levará algum tempo”.

Economia

Israel enfrentou ampla condenação de organizações de imprensa internacionais por explodir um prédio no sábado que abrigava os escritórios de organizações de mídia internacionais, incluindo a Associated Press e Al Jazeera.

Oficiais israelenses afirmaram que o prédio abrigava ativos militares para o Hamas.

Benjamin Netanyahu se eterniza no poder com a escalada da violência

Analistas políticos internacionais são unânimes ao afirmar que o aumento da violência de Israel contra os palestinos fortalece o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e, consequentemente, ampliam as chances dele permanecer no poder.

“Bibi” não conseguiu reunir as alianças necessárias para formar um governo, porém, à medida que jorra o sangue no conflito, as possibilidades da criação de uma coalização ganham força.

São necessários 61 deputados para formar o governo enquanto Netanyahu tem apenas 52 assentos no parlamento e a oposição 51.

O Knesset (parlamento) israelense possui 120 assentos.

Benjamin Netanyahu primeiro-ministro de Israel desde 2009, qual seja, há doze anos.