Ciro perde; Lula, Bolsonaro e Boulos ganham com volta das esquerdas às ruas #29MForaBolsonaro

Quem ganhou e quem perdeu com as manifestações pelo Fora Bolsonaro, o #29MForaBolsonaro, ocorrido neste sábado (29/5) em mais de 300 cidades do Brasil e do Mundo?

Primeiro, comecemos pelo principal perdedor: o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Apesar de seu partido ter sido o primeiro a pedir burocraticamente o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, o pedetista não tem massa para levar às ruas, por isso, em parte, sua declaração de véspera foi contrária às manifestações no asfalto.

Ciro não tem massa e não tem voto, como dizem as pesquisas. A escassez de citações nas sondagens seria também o motivo dele se abraçar com a impressão do voto na urna eletrônico. Nenhuma censura da parte ao Blog do Esmael a auditagens, que fique claro. No entanto, não é a questão capital para o país.

Leia também

Mesmo não indo fisicamente ao megaprotesto na Avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou porque seu partido foi arrastado para o movimento pelo impeachment. O PT parado participa da jogado porque é a principal legenda de oposição e sua militância foi às ruas, embora houvesse preocupações sanitárias por parte de alguns integrantes da cúpula dirigente. Lula foi representando no ato pela presidenta da agremiação, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

O líder do MTST, Guilherme Boulos, pré-candidatos do PSOL ao governo de São Paulo provou mais uma vez que tem bala na agulha e que lidera setor importante da esquerda. Foi ele e, justiça seja feita, Rui Pimenta, do PCO, que inicialmente insistiu pela voltam às ruas contra o genocídio em curso.

É importante frisar que o próprio presidente Jair Bolsonaro, assustado pela tomada das ruas neste sábado, dialeticamente, saiu fortalecido com essas manifestações porque ele é o único da outra banda [da direita] que consegue levar gente às ruas. Nesse verdadeiro Fla-Flu de torcidas, entre direita e esquerda, quem não tem massa é esmagado.

Economia

O cenário de polarização é ruim para Ciro, por isso ele é o principal perdedor com o #29MForaBolsonaro.

A manifestação pelo Fora Bolsonaro vista por drone [vídeo]