Bashar al-Assad é reeleito presidente da Síria

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, foi reeleito para um mandato de sete anos com 95,1% dos votos, anunciou nesta quinta-feira o presidente do Parlamento, após eleições criticadas pela oposição e pelos países ocidentais. Os outros dois candidatos – Abdallah Sallum Abdallah e Mahmud Marei – tiveram 1,5% e 3,3% dos votos, respectivamente.

Em um país assolado desde 2011 pela guerra, 14,2 milhões de pessoas foram às urnas, entre 18,1 milhões aptas a votar, o que representa uma taxa de participação de 76,64%. Aos 55 anos, Assad fez campanha prometendo reconstruir o país.

LEIA TAMBÉM
Surtado, Bolsonaro imita voz de Lula em live presidencial [vídeo]

Se segura Genocida por que no sábado tem Fora Bolsonaro; CUT reforça convocação pelo impeachment

Lula disse que procura um ‘José Alencar’ para sua vice em 2022

As eleições foram realizadas nas áreas controladas pelo regime, ou seja, em dois terços do território, e em embaixadas da Síria. Foi a segunda votação presidencial no país desde o começo da guerra, que já deixou cerca de 388 mil mortos, segundo a ONU, 500 mil de acordo com outras organizações de defesa dos direitos humanos. Em 2014, Assad obteve mais de 88% dos votos, segundo os resultados oficiais. Ele está no poder há 21 anos.

Economia

Os ocidentais afirmam que as eleições não foram “nem livres, nem justas”, e a oposição as classificou como uma farsa. Antes da votação, Estados Unidos e União Europeia anunciaram que não reconheceriam os resultados do pleito.

Reconstrução
Os estragos de uma década de guerra são estimados em US$ 380 bilhões pela ONU. No entanto, o regime sírio promete que reconstruirá o país. Mais da metade da população foi deslocada e quase 90% dos sírios vivem na pobreza.

Um relatório do Banco Mundial de 2017 apontou que 30% dos edifícios na Síria foram gravemente danificados ou destruídos por anos de conflito. As chamadas “áreas rebeldes” foram as que mais sofreram bombardeios do regime e seus aliados. Em Homs, 54% dos prédios são inabitáveis.

Desde 2012, uma agência governamental, o “Comitê de Reconstrução”, é responsável por ajudar os sírios a reerguer suas casas. Um total de 386 bilhões de libras sírias (ou US$ 1,4 bilhão) foi arrecadado, graças a uma taxa de 10% sobre alguns impostos diretos e indiretos. Mas, por falta de transparência na distribuição desses recursos, há suspeitas que uma boa parte das verbas sejam destinadas para suprir as necessidades das administrações e do Exército em infraestrutura: habitação e hospitais militares em primeiro lugar.

Por RFI