Senado deve torcer o nariz para liminar que impede Renan de assumir relatoria da CPI da Covid

Daqui a pouco, às 10h, a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de covid-19 se reúne pela primeira vez. O Blog do Esmael transmite a sessão ao vivo [abaixo, acione o player].

A CPI da Covid terá início sob o signo da intervenção judicial, a pedido do Palácio do Planalto, que teme o senador Renan Calheiros na relatoria da comissão.

Na noite desta segunda-feira (26/4), aliados do presidente Jair Bolsonaro anunciaram uma liminar obtida na Justiça Federal do DF, que impede o parlamentar emedebista como relator da comissão.

No entanto, senadores mais experientes consideram que essa decisão judicial não tem embasamento por citar regra inexistente no regimento interno da Casa.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também avalia como “frágil” a liminar obtida por bolsonaristas.

A liminar do juiz Charles Frazão de Morais, da 2ª Vara Federal Cível da Justiça de Federal do Distrito Federal, é impossível de ser cumprida porque ela “impede” Renan de ser eleito para a CPI da Covid. Mas o relator não é eleito e sim indicado pelo presidente da comissão, que tem esse prerrogativa, após ser eleito na primeira sessão.

Economia

O desconhecimento do regimento interno do Senado, pelos correligionários de Bolsonaro, levaram o presidente a esse derrota já na largada da CPI da Covid.

Acompanhe a sessão ao vivo pelo Blog do Esmael.

CPI da Covid ao vivo – Senado Federal