O que você precisa saber sobre a CPI da Covid no Senado

A inevitabilidade da instalação da CPI da Covid ficou patente com a divulgação do áudio [ouça abaixo] entre o senador Jorge kajuru (Cidadania-GO) e o presidente Jair Bolsonaro. No diálogo entre ambos, o mandatário pede para que o parlamentar inviabilize a investigação com a inclusão de prefeitos e governadores no rol de investigados e inicie um processo de impeachment do ministro do STF Luís Roberto Barroso.

Barroso foi que concedeu liminar na quinta-feira (8/4) na ação proposta por Kajuru e seu colega de bancada Alessandro Vieira (ES). Eles questionaram no Supremo Tribunal Federal o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), aliado de Bolsonaro, por não instalar a CPI da Covid, embora o requerimento atenda os requisitos formais previstos no regimento interno da Casa e na Constituição.

Se a CPI é inevitável, relaxa e goza

O presidente Jair Bolsonaro poderia adotar o discurso negacionista e dizer que é apenas uma “CPIzinha”, que, diante da inevitabilidade da investigação, o melhor a fazer é relaxar e gozar.

Não, não é bem assim. Bolsonaro entrou em campo para empastelar a CPI da Covid. Ao jogar merda nos ventiladores do STF, de prefeitos e governadores, o presidente da República tenta se safar. Porém, ele não contava que o áudio [ouça abaixo] iria vazar nas redes sociais.

Leia também

Senado não pode investigar prefeitos e governadores

O líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), fulminou a ideia de CPI ampla amplíssima para investigar também prefeitos e vereadores. Segundo o parlamentar, governadores devem ser investigados pelas assembleias legislativas e prefeitos pelas câmaras municipais.

Economia

Feito esse esclarecimento, sobre a competência do Sendo, a maioria dos ministros do STF tende a manter a decisão do colega Luís Roberto Barroso sobre a instalação da CPI da Covid. A sessão será realizada na quarta-feira, dia 18.

Enquanto o Supremo se prepara para confirmar a CPI, os senadores já discutem a composição da comissão de investigação. O bloco formado pelo PSDB e pelo Podemos, por exemplo, já luta pela relatoria da CPI da Covid. A oposição “declarada” ao governo tem cinco de 11 membros na comissão.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento da CPI, deverá ser confirmado como presidente da comissão de investigação.

Ouça a conversa havida entre Bolsonaro e o senador Kajuru