Levy Fidelix, homofóbico presidente nacional do PRTB, morre de covid aos 69 anos

  • “Aparelho excretor não reproduz”, foi uma das polêmicas de Levy Fidelix em debate
  • Presidente nacional do PRTB morreu aos 69 anos
  • PRTB é o presidente do vice general Hamilton Mourão
  • Fidelix ficou conhecido por seu projeto de aerotrem como meio de transporte público em São Paulo

Morreu em São Paulo, na noite dessa sexta-feira (23/4), o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix. Ele tinha 69 anos e estava internado desde o mês passado em um hospital particular. O anúncio foi feito em uma rede social do político, mas a causa da morte não foi informada.

A jornalista e cineasta Sandra Terena, que era próxima a Levy, disse em uma rede social que o político faleceu em decorrência de complicações da Covid.

Fidelix se candidatou a vários cargos políticos, como vereador, deputado federal, deputado estadual, governador e até à Presidência da República. Porém, nunca se elegeu. Nas últimas eleições municipais, de 2020, concorreu à Prefeitura de São Paulo. Ficou conhecido na ocasião pela proposta de implantar um aerotrem na cidade.

Em 2014, na disputa presidencial, Fidelix protagonizou um dos momentos mais bizarros da política brasileiro durante debate com a deputada Luciana Genro (PSOL-RS). “Jogo pesado agora. Nessa você não deveria entrar. Economia tudo bem. Dois iguais não fazem filho. Aparelho excretor não reproduz”, declarou Fidelix, responder sobre o casamento gay.

Economia

Leia também

“São 25 quilômetros do parque do Tietê, na divisa de São Paulo com Guarulhos, até a represa Billings. Essa obra seria integralmente privatizada”, disse, em entrevista ao Metrópoles durante a campanha. Pontuou ainda que, paralelamente à obra, seria criado um parque linear com espaços para “pancadões”, campos de futebol e até piscinas.

“Temos bandeiras, em especial, para reabrir a nossa economia, hoje fechada. São Paulo não pode parar”, acrescentou. Fidelix teve 11.960 dos votos, 0,22% do total.

Fidelix tentou ser prefeito de São Paulo por quatro vezes. Disputou em 2010 e 2014 para a presidência da República. No último pleito, em 2018, desistiu de concorrer após o general Hamilton Mourão, que é filiado ao PRTB, ser escolhido como vice do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Pelas redes sociais, o vice-presidente da República lamentou a morte do amigo Levy Fidelix e companheiro de partido.

“Ainda ressalto a pessoa do amigo Levi como cidadão brasileiro, chefe de família e um político com honestidade de propósitos. Homem batalhador e incansável por um ?? cada vez melhor”, completou o vice-presidente da República.

O político, que era também jornalista e publicitário, fundou o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. Ele deixa a mulher, Aldinea Rodrigues Fidelix Cruz, vice-presidente do PRTB, e uma filha, Lívia Fidelix, que tentou se eleger deputada nas eleições de 2018.

O líder no governo no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB/PE), também lamentou a morte pelas redes sociais.

Site Metrópoles, parceiro do Blog do Esmael.