Google e Globo anunciam parceria de conteúdo de olho na ‘TV do futuro’

A TV Globo e a gigante de tecnologia Google anunciaram uma parceira de conteúdo visando a ‘TV do futuro’ e o mercado mundial. O modelo de convergência de mídia –internet e televisão– tem como foco as transmissões streaming e a nova forma que as pessoas assistem à TV aberta.

Google e Globo deram o nome à parceira de “coinovação tecnológica”, que possibilitará à emissora carioca armazenar conteúdos na nuvem e compartilhar competências da empresa americana em inteligência artificial e machine learning para modernizar suas operações.

Segundo as duas empresas, nesta quarta-feira (7/4), trata-se de uma “ambiciosa” parceria, inédita no mundo todo, que permitirá à emissora ter acesso a tecnologias da gigante da internet e, consequentemente, poderá mudar a forma como se produz e consome TV aberta e streaming.

Leia também

A parceria também poderá significar a maior concentração de conteúdos da história mundial das comunicações, o que poderá representar também maior limitação ao acesso à informação.

O Google já tem parcerias tecnológicas da envergadura que propõe à Globo com bancos e automóveis. Portanto, a avença com a TV dos Marinho servirá como laboratório inédito no planeta.

Economia

A ambição da Globo é se transformar em uma empresa “media tech”. Com a ajuda tecnológica do Google, além de manter as atuais posições, a emissora brasileira pretende fazer frente às gigantes mundiais do entretenimento como Netflix, Amazon e Disney.

A Globo também anunciou que vai migrar para os servidores do Google todos os dados que mantém em datacenter próprio, na zona oeste do Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes em anunciar uma parceria estratégica com o Google Cloud. Vamos avançar juntos em inovação, dados, inteligência artificial, transmissões em nuvem”, diz a TV.

Veja o anúncio da TV Globo (vídeo)