geringonca dia trabalhador primeiro maio

Geringonça no 1º de Maio vai reunir lideranças em super live no Blog do Esmael

  • O mote deste 1º de Maio será vacina, auxílio emergencial e Fora Bolsonaro
  • Geringonça no 1º de Maio vai reunir Lula e Requião no Paraná

A Geringonça no 1° de Maio, Dia do Trabalhador, será transmitido ao vivo pelo Blog do Esmael às 10h. O evento inédito também terá a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-senador Roberto Requião (MDB-PR).

O mote deste 1º de Maio será vacina, auxílio emergencial e Fora Bolsonaro.

O palanque plural e suprapartidário organizado pelo Blog do Esmael, que leva o nome de Geringonça no 1° de Maio, será coordenado pelo deputado Arilson Chiorato, presidente estadual do PT no Paraná.

O comício no Dia do Trabalhador reunirá ainda as centrais sindicais CUT, Força, UGT, CTB, Nova Central, além de sindicatos, frentes e movimentos populares, dentre os quais MST, movimento estudantil, movimento negro, LGBTQI+.

Leia também

Sobre a Geringonça no Paraná

No evento de 1º de Maio, a Geringonça ainda somará PT, MDB, PV, PDT, PSB, PSDB, PCdoB, PSOL e PSC. A maioria dessas agremiações já participou de uma primeira super live, no dia 29 de março, aniversário dos 328 anos de Curitiba. Durante esse encontro, no final do mês passado, as lideranças partidárias discutiram os seguintes temas: serviços públicos, pedágios nas rodovias, economia do Paraná e combate à pandemia.

Sob a coordenação do deputado Arilson Chiorato, presidente do PT-PR, participaram da super live da Geringonça os deputados Goura Nataraj (PDT), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Michele Caputo (PSDB), Mabel Canto (PSC), e o candidato do PV à Prefeitura de Curitiba em 2020, Professor Mocellin.

A proposta partiu do ex-senador Roberto Requião, que, na oportunidade, não pôde participar do encontro por problemas técnicos, mas ele acompanhou o bate-papo de forma remota e afirmou que estará presente nos próximos debates da inédita organização.

O Encontro Suprapartidário foi denominado Geringonça, cujo termo surgiu com a exitosa aliança de esquerda que governa Portugal desde 2015 e que retomou a economia naquele país.

Neste 1º de Maio Especial, em tempos de pandemia, o que nos une é o mote vacina, auxílio emergencial e Fora Bolsonaro.