Bolsonaro quer procrastinar a instalação da CPI da Covid no Senado

O governo do presidente Jair Bolsonaro pediu a seus líderes no Congresso que enrolem, procrastinem no Senado a instalação da CPI da Covid até que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre o tema.

Na quinta-feira, o ministro Luís Roberto Barroso determinou monocraticamente que o Senado cumprisse o regimento e a Constituição com a criação da comissão de investigação. O magistrado disse que ouviu seus pares antes de acolher uma ação dos senadores do Cidadania, Jorge kajuru (GO) e Alessandro Vieira (ES), após constatar que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) não estava respeitando os direitos da minoria.

A tática dos blocos partidários favoráveis a Bolsonaro é adiar a indicação de membros da CPI, o que atrasaria sua criação.

Após ler o requerimento, os líderes são comunicados para a indicação de integrantes. A comissão é composta por 11 titulares e 7 suplentes. As normas não estabelecem prazo-limite para que blocos e partidos indiquem representantes.

Leia também

Bolsonaro teme que a CPI da Covid seja uma comissão para investigar o governo e sua conduta pessoal durante a pandemia, que já matou quase 350 mil brasileiros enquanto infectou mais de 13 milhões de pessoas.

Economia

As ações do governo no enfrentamento do coronavírus também seriam motivos de escrutínios pelos senadores, a exemplo da limitação de auxílio emergencial e falta de vacinas.

O distanciamento social, com lockdown e uso de máscara também pode ganhar relevância quando a investigação se voltar ao negacionismo do presidente Bolsonaro.

Caso a procrastinação seja levada adiante, os senadores Kajuru e Vieira não descartam uma Reclamação Constitucional no STF. A nova ação seria destinado ao ministro Barroso, que é o juiz prevento da ação originária.