PCdoB completa hoje 99 anos em defesa da vida, do Brasil e da democracia

O Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, completou seu 99º aniversário nesta quinta-feira (25/3). A legenda vermelha continua fundamental em defesa da vida, do Brasil e da democracia.

O líder do partido na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE) salientou que “a nossa história é de luta em defesa do Brasil e da nação brasileira. Temos compromisso com o povo, com o país, com a nação e com a própria democracia”.

Ela acrescentou que “enquanto existir injustiça, enquanto existir desigualdade, enquanto existir uma quantidade tão grande de pessoas pobres no Brasil, sempre existirá razão para a existência do nosso partido”.

A deputada federal Jandira Feghali (RJ) destacou que o partido lhe deu os “ideais de um país soberano, justo, forte, solidário, fraterno e potente. Há 40 anos de militância comunista, a utopia ainda me move. Parabéns a todos os camaradas de nosso partido. Viva o PCdoB!”

Orlando Silva, deputado federal por São Paulo, lembrou um pouco das origens do PCdoB: “No dia 25 de Março de 1922, na cidade de Niterói (RJ), nove delegados participaram da fundação do Partido Comunista do Brasil, representação da luta dos operários pela emancipação política, econômica e social. Os ventos da Revolução de 1917 sopravam.”

A deputada federal baiana Alice Portugal colocou: “hoje o PCdoB comemora 99 anos de muita dedicação à luta do povo brasileiro, dos trabalhadores, das mulheres, da juventude, dos idosos e de todos aqueles que sonham com um Brasil livre e soberano. É o partido que tem o sonho da igualdade e dos comuns”. A parlamentar recordou o falecimento do dirigente histórico Haroldo Lima na véspera do aniversário do partido: “Nesses anos de história, perdemos muita gente para o fascismo. Ontem perdemos Haroldo, nosso líder, que morreu vítima da Covid-19 e da irresponsabilidade deste governo genocida. Vamos seguir honrando o seu legado e de tantos outros. Por uma nação melhor para todos e todas. Viva o PCdoB!”.

Economia

O também deputado federal baiano Daniel Almeida celebrou: “Tem comunista aí? Salve os 99 anos do PCdoB! São décadas em defesa do Estado democrático de direito, sempre ao lado dos trabalhadores, dos mais pobres, lutando por direitos, equidade e justiça social”.

Ele destacou ainda: “Para mim, que milito há 41 anos no Partido, é uma honra fazer parte dessa história, que continua sendo uma grande escola. Deixo aqui minha homenagem ao nosso líder Haroldo Lima, que deixou uma linda marca em todos os comunistas e temos o compromisso de manter vivo o seu legado. Com muita fé, confiança no Brasil e no nosso povo continuaremos na luta pela liberdade e democracia. Viva o Partido Comunista do Brasil!”.

Veja a repercussão nas redes sociais dos 99 anos do PCdoB

Com informações do portal Vermelho