Novo tiroteio nos EUA com 10 mortos; Biden pode endurecer controle de armas de fogo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está sendo compelido a endurecer o controle de armas de fogo após uma série de tiroteios no país.

Um homem armado abriu fogo nesta segunda-feira (22/3) em um supermercado em Boulder, Colorado, matando 10 pessoas, entre as quais a polícia identificou publicamente uma das vítimas como sendo um veterano policial de 51 anos.

As autoridades identificaram o policial morto como Eric Talley, que ingressou no departamento em 2010. O policial Talley foi o primeiro a responder à cena quando chegaram relatos de um atirador, disse a polícia.

O tiroteio em Boulder aconteceu menos de uma semana depois que um homem armado matou oito pessoas – seis delas mulheres de ascendência asiática – em três spas na área de Atlanta. Até aquele tiroteio em Atlanta, fazia um ano que não havia um tiroteio em grande escala em um lugar público.

De Columbine a Boulder, o Colorado tem uma longa história de tiroteios em massa

Colorado tem sido palco de vários tiroteios fatais nos últimos anos, incluindo estes que chegaram às manchetes nacionais:

7 de maio de 2019
Dois alunos entram em uma escola charter em Highlands Ranch, um subúrbio de Denver perto de Littleton, e atiram em outros alunos em dois locais. Um estudante que ataca um dos atiradores é morto a tiros e outros oito são feridos por tiros. Os dois agressores são capturados.

Economia

31 de dezembro de 2017
Um xerife que se trancou em um apartamento em Highlands Ranch se envolve em um tiroteio com policiais respondendo a relatos de um distúrbio. Um policial é morto e quatro são feridos antes de a polícia matar o atirador. Dois civis estão feridos.

27 de novembro de 2015
Um homem armado com um rifle de assalto entra em uma clínica de Planejamento Familiar em Colorado Springs e abre fogo, matando dois civis e um policial que o confronta; nove outras pessoas são feridas em um cerco de 5 horas antes de o atirador se render.

31 de outubro de 2015
Um homem carregando um rifle semiautomático atira e mata três pessoas, aparentemente ao acaso, em uma rua residencial perto do centro de Colorado Springs e, em seguida, é confrontado e morto a tiros por policiais.

20 de julho de 2012
Um homem caminha até a frente de um cinema lotado em Aurora durante uma exibição à meia-noite de um filme do Batman, lança granadas de gás lacrimogêneo e abre fogo contra o público, matando 12 pessoas e ferindo 58 com tiros. Outros 12 ficaram feridos no pânico que se seguiu. O atirador é preso no estacionamento do teatro.

20 de abril de 1999
Dois estudantes invadem a Columbine High School em Littleton, atirando mortalmente em um professor e em 12 colegas estudantes, e depois se matam.

Como se vê, motivos não faltam para um rigoroso controle de armas nos EUA.