Uruguai identificou variante da covid enquanto presidente Lacalle Pou visitava Bolsonaro

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro recebia a visita do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, o país vizinho identificava a variante do novo coronavírus vinda do Brasil.

Lacalle Pou e Bolsonaro trataram nesta quarta-feira (03/02) sobre as relações entre os dois países, as propostas de mudanças para o Mercosul e fizeram declaração à imprensa no Palácio do Planalto.

No entanto, a mutação no vírus teria entrado no Uruguai pelas cidades de Rocha e Rivera, que ficam na fronteira com o Rio Grande do Sul. A informação é do ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas.

A descoberta foi feita pelo consórcio de sequenciamento genômico formado pela Universidade da República do Uruguai (Udelar), o Instituto Pasteur Montevidéu e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo o site El País, que antecipou a informação nessa quarta-feira (3/2), a variante teria entrado no país pelas regiões da Rocha e de Rivera, que ficam na fronteira com o Rio Grande do Sul.

Identificada em quatro amostras de pacientes no Uruguai, a variante, porém, não seria a mesma de Manaus (AM), nem a do Reino Unido. A mutação estaria se espalhando pelo sul do Brasil há três meses.

Economia

Com informações do Metrópoles, parceiro do Blog do Esmael.