STF ao vivo: Segunda Turma julga acesso de Lula às mensagens da Operação Spoofing; acompanhe

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta terça-feira (09/02) agravos da Lava Jato contra o acesso do ex-presidente Lula às mensagens apreendidas na Operação Spoofing. O Blog do Esmael transmite a sessão ao vivo para o Brasil e o mundo.

Procuradores que integravam a falecida Operação Lava Jato em Curitiba – entre eles, o então coordenador da força-tarefa no Paraná, Deltan Dallagnol – reiteraram no sábado (6) ao STF o pedido para que a defesa do petista não tivesse acesso a mensagens apreendidas pela Operação Spoofing. A autorização a Lula foi dada em dezembro pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O julgamento desta tarde foi pautado pelo presidente da Segunda Turma, ministro Gilmar Mendes, a pedido do colega Lewandowski, relator de uma Reclamação Constitucional (43007).

Em julho de 2019, a Operação Spoofing prendeu suspeitos de invadir celulares do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro e de integrantes da Lava Jato.

As mensagens deram origem à série de reportagens do site The Intercept Brasil batizada de “Vaza Jato.

Economia

O julgamento de hoje é importante porque mostrará o ânimo da Segunda Turma que, ainda este semestre, examinará o habeas corpus do ex-presidente Lula que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso tríplex.