O Imprescindível Envolvimento político para a Construção de um Futuro Melhor

Aqueles que dizem não gostar de política serão governados pelos que gostam

Por Requião Filho*

Em dias nublados, onde já não enxergamos além de uma palma, luzes guiam nosso caminho. Tentar ser um alento, uma pessoa com quem se pode contar, é parte da minha função como deputado. Existem momentos na nossa vida que precisamos de um rumo, quando já descrentes só vemos perdas e perdas. Os últimos meses estão sendo difíceis os nossos governos ajudaram a ficar pior.

Muito embora já tivemos perdas como a Copel Telecom, como a privatização imposta por Guedes e Bolsonaro ou a vassalagem do governador aos seus acionistas, nós não devemos enfraquecer ou fracassar. Iremos até o fim! Lutaremos nas Câmaras municipais, na Assembleia Estadual e se precisar em Brasília, com confiança e força crescentes. Defenderemos nosso Estado a qualquer custo.

Iremos do Norte Pioneiro ao Noroeste, do Centro, Sul ao Sudoeste e travaremos a boa batalha em toda região Metropolitana de Curitiba. O Paraná é NOSSO e chegou a hora de devolvermos ele ao povo. Incansáveis, trataremos assim como já temos feito de mostrar a dependência do legislativo estadual ao governador.

Orgulho de meu mandato não ter preço, não há emenda, cargo ou favorzinho que faça me ajoelhar e pedir benção ao Ratinho, não sou do tipo que vende a liberdade às custas da minha alma e da vida daqueles que represento. Para gostar de política é preciso vibrar, é preciso acreditar no que se está fazendo e perseverar até que seu objetivo seja concluído. O meu? Libertar os paranaenses das amarras estabelecidas pela dupla Richa-Ratinho nos últimos dez anos.

Economia

Mas, me causa muita preocupação a demonização da política. Alertei a todos sobre a importância de não se votar nulo, pois ajudaria aquele que já estava no poder. O desinteresse causa a mesma situação, se alimenta um discurso de ódio, eliminando questões técnicas e de eficácia, além das de representatividade, por um juízo moral deturpado que basta ser limpinho e cheiroso para que possa passar pelo crivo dos atentos julgadores.

Deixa-se de lado o que realmente importa, o que a população deseja ou com os benefícios que políticas públicas sérias podem fazer para seus contribuintes.

Não há juiz, ministro, quiçá Deus, que salve uma política desastrosa baseada no medo e ódio.

Paranaenses, existe uma frase boa que dizia “Existe apenas um momento que você pode chegar na hora. Se você não estiver lá, você estará sempre adiantado ou atrasado”. Conclamo a todos para vivermos diuturnamente o nosso Paraná e acompanhar muito de perto todos os passos dos políticos dos políticos do Estado.

*Requião Filho, advogado, é deputado estadual pelo MDB do Paraná.