Notícias ao vivo da covid: cientistas preveem 3ª onda e pedem lockdown em Manaus

Cientistas estão pedindo lockdown com 90% da população do Amazonas porque, segundo eles, está a caminho a terceira onda da covid-19 na região.

O pedido para a imposição de fechamento total é feito pela mesma equipe de pesquisadores que previu, em artigo publicado em agosto na Nature, o segundo colapso na saúde em Manaus.

Além do lockdown, com isolamento quase total da população, os cientista ainda pedem vacinação em massa acelerada no estado do Amazonas.

Segundo Lucas Ferrante, biólogo e doutorando do programa de Biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), sem o isolamento social adequado, Manaus deve enfrentar uma terceira onda ainda em 2021. Para ele, é necessária uma fiscalização forte da polícia para garantir o fechamento de Manaus.

LEIA TAMBÉM
Em carta, governadores da Amazônia Legal pedem leitos de UTI e auxílio emergencial na pandemia

Além disso, destaca o cientista, é impensável a volta às aulas presenciais para qualquer local do Brasil neste momento, justamente para impedirmos o espalhamento da variante que surgiu no Amazonas.

Economia

“Recomendamos o fechamento também das fábricas e do Distrito Industrial em Manaus, que podem parar sem quebrar e sem deixar de pagar o salário de seus funcionários”, disse Ferrante, que é o primeiro autor do artigo na revista científica. 

De acordo com Lucas Ferrante, não existe lockdown em Manaus hoje, apenas um isolamento parcial que já sofre pressões para a reabertura da cidade. “Uma reabertura, mesmo que gradual, agora propiciaria um cenário de manutenção da pandemia, e um ritmo de casos e mortes altos durante todo o ano e entrando em 2022”, alertou.

Com informações de agências