Aprovação de Bolsonaro derrete, segundo pesquisa CNT/MDA

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro derreteu nesse período pós Carnaval, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (22/02).

De acordo com o levantamento, a avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro (sem partido) subiu mais de 8 pontos percentuais em quatro meses e atingiu 35,5% enquanto a positiva caiu quase nove pontos, chegando a 32,9%.

O instituto de pesquisas MDA, contratado pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), realizou 2.002 entrevistas presenciais, de 18 a 20 de fevereiro, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

A avaliação positiva considera os índices de “ótimo” e “bom”. Já a avaliação negativa, as somas de “ruim” e “péssimo”. Confira os números:

O levantamento mostra os índices de popularidade do governo e também do próprio presidente. Traz ainda a avaliação dos brasileiros sobre a atuação dos governos federal e estaduais no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a opinião sobre a vacinação contra a covid-19, além de outros temas como o retorno do auxílio emergencial e o decreto sobre compra e posse de armas de fogo.

Avaliação negativa sobre Bolsonaro também sobe

Economia

Avaliação negativa sobre Bolsonaro também sobe

A avaliação do governo Bolsonaro é diferente da avaliação pessoal de Jair Bolsonaro. Essa última analisa apenas o desempenho do presidente, e não do governo como um todo. Na pesquisa divulgada hoje, 43,5% aprovam o desempenho pessoal do presidente, uma queda de 8,5 pontos percentuais em relação a outubro de 2020. Outros 51,4% desaprovam o presidente, índice que cresceu mais de 8 pontos em quatro meses.

Avaliação pessoal de Bolsonaro

  • Aprovação: de 52% em outubro/2020 para 43,5% em fevereiro/2021
  • Reprovação: de 43,2% para 51,4%
  • Não souberam opinar ou não responderam: de 4,8% para 5,1%.