[Ao vivo] Câmara elege novo presidente para o biênio 2021-2022

Compartilhe agora

A Câmara dos Deputados realiza na noite desta segunda-feira (1º) a eleição da Mesa Diretora que vai conduzir as atividades da Casa no biênio 2021-2022. Conforme decisão da Mesa, a disputa será totalmente presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.

A eleição na Câmara ocorre num ambiente pesadíssimo, após o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ter ameaçado aceitar todos os 62 pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Salvo alguma surpresa de última hora, o candidato do Centrão e do governo, Arthur Lira (PP-AL), é o favorito para a eleição desta noite.

O candidato de Maia, por outro lado, parece que morreu na praia. O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) conta com o apoio do atual presidente da Câmara.

Rodrigo Maia surtou ontem à noite porque o DEM, articulado pelo Palácio do Planalto, se retirou no bloco de Rossi e passou a apoiar Lira.

Ganha a eleição no primeiro turno quem conquista 257 votos, ou maioria simples no segundo turno.

Além do “Fla-Flu” entre Lira e Baleia, existem outros seis candidatos na disputa pela presidência da Câmara.

  • Alexandre Frota (PSDB-SP)
  • André Janones (Avante-MG)
  • Fábio Ramalho (MDB-MG)
  • General Peternelli (PSL-SP)
  • Luiza Erundina (PSOL-SP)
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS)

A deputada Marília Arraes (PT-PE) concorre com candidatura avulsa para a mesa diretora. Ela busca o cargo que couber ao PT após formalização dos blocos.