Xi Jinping saúda eleição de Kim Jong Un na Coreia do Norte

O presidente chinês, Xi Jinping, saudou o líder norte-coreano Kim Jong Un por ter sido eleito no domingo (10) secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte (WPK).

“A Coreia do Norte, sob a liderança de Kim, pode atingir as metas de desenvolvimento econômico e social e obter maior sucesso no desenvolvimento socialista”, disse Xi à agência de notícias estatal chinesa Xinhua nesta segunda-feira (11).

A China é o maior parceiro comercial e aliado mais próximo da Coreia do Norte.

No congresso do partido, que durou quase uma semana em Pyongyang, Kim reconheceu que seu plano econômico de cinco anos falhou em cumprir suas metas. Segundo o líder norte-coreano o fracasso ocorreu devido às sanções internacionais, bem como as crises imprevistas, incluindo a pandemia do coronavírus e desastres naturais.

Desde que Kim chegou ao poder em 2011, os padrões de vida melhoraram para muitos norte-coreanos à medida que os mercados proliferaram e os bens de consumo se tornaram mais amplamente disponíveis. Mas agora o país está enfrentando a situação mais desafiadora desde a fome na década de 1990, e projetos como resorts turísticos, zonas econômicas e um grande hospital parecem paralisados.

As negociações para convencer a Coreia do Norte a desistir de suas armas nucleares e melhorar as relações com os Estados Unidos e a Coreia do Sul também foram paralisadas, com Pyongyang acusando Seul e Washington de manter políticas hostis.

Com informações da Reuters