URGENTE: Anvisa libera segundo lote da CoronaVac

Compartilhe agora

A diretoria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade na tarde desta sexta-feira (22) o uso emergencial do segundo lote da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Serão 4,8 milhões de doses que poderão ser aplicadas assim que a decisão for publicada.

“A vacina atende aos critérios de qualidade, segurança e eficácia para o uso emergencial”, afirmou a diretora da Anvisa Meiruze Freitas, relatora do pedido feito pelo Instituto Butantan.

Seu voto foi acompanhado pelos diretores Rômison Mota, Alex Machado Campos, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Antonio Barra Torres acompanharam o voto da relatora.

Antes da votação dos diretores, a Gerência Geral de Medicamentos e a Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa emitiram parecer favorável pela aprovação da CoronaVac. Porém, a área de medicamentos salientou a necessidade de se monitorar incertezas observadas na análise dos estudos realizados pelo Instituto Butantan.

Na última segunda-feira (18), o Instituto Butantan entrou com o pedido de autorização para o uso emergencial de um novo lote da CoronaVac, que serão envasadas no Brasil pelo laboratório.

O segundo lote da CoronaVac será envasado em ampolas que permitem a aplicação de mais de uma dose por frasco. O Butantan informou que a autorização permitirá ao instituto prosseguir com a produção da vacina em seu laboratório, podendo produzir outros 35 milhões de doses.

Até o final de março o instituto espera disponibilizar 46 milhões de doses.

Com informações do UOL e GGN.