Trump desafia democracia americana: “Nós nunca vamos desistir. Nós nunca iremos ceder. Isso não acontece”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta quarta-feira (6) mais um desafio à democracia americana. Em discurso a apoiadores, nos arredores da Casa Branca, o republicano disse que não vai desistir de lutar pela reeleição –cuja disputa perdeu do Joe Biden, em novembro– e que nunca irá ceder ao democrata.

De acordo com o The New York Times, que reafirma a derrota de Trump, o ainda presidente reuniu uma multidão para lançar novos desafios delirantes. Segundo o jornal, essencialmente o mandatário exclui qualquer possibilidade de deixar o poder.

No próximo dia 20 de janeiro é data que Trump precisa deixar o cargo e Biden assumir a Casa Branca.

“Nós nunca vamos desistir. Nós nunca iremos ceder. Isso não acontece”, repetiu o presidente a seus seguidores.

Donald Trump segue pressionando o vice-presidente Mike Pence para bloquear a confirmação da vitória de Joe Biden no Congresso.

“Acabei de falar com Mike”, disse ele à multidão. “Espero que Mike faça a coisa certa. Acredito que sim. Acredito que sim. Porque se Mike Pence fizer a coisa certa, ganharemos a eleição”, discursou.

Economia

A tentativa de golpe nos Estados Unidos ocorre mesmo com a vitória democrata no segundo turno da Geórgia, que elegeu dois senadores ligados a Biden. Com isso o presidente eleito também terá o controle do Senado, além da Câmara.