Trump deixa a presidência com 29% de aprovação; índice muito parecido com a aprovação de Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai deixar a presidência na quarta-feira, dia 20, com 29% de aprovação. O levantamento é do Pew Research Center, segundo o jornal The New York Times.

O índice de aprovação de Trump é muito parecido com o do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, cerca de um terço do eleitorado, que se identifica com o negacionismo e com a extrema direita.

O jornal americano lembra que o presidente Trump manteve um índice de aprovação que raramente saiu de uma faixa de 10 pontos entre 35 e 45 por cento, outra coincidência com Bolsonaro.

A queda na aprovação de Trump se deu, no entanto, após a tentativa de golpe de Estado na quarta-feira (6) com a invasão do Congresso.

Para 75%, Trump tinha alguma responsabilidade pela violência e destruição de 6 de janeiro, que colocou em risco a vida do vice-presidente e de membros do Congresso e resultou em cinco mortes, de acordo com a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, a parcela de seus apoiadores que descreveu sua conduta como “ruim” dobrou, de 10% para 20%, nos últimos dois meses.

Economia

O cativo um terço do eleitorado não foi suficiente para garantir a eleição de Trump no voto popular nem no colégio eleitoral, por isso ele tentou um golpe contra a confirmação da vitória de Joe Biden há 10 dias.

Por conta da insurreição que resultou na morte de cinco pessoas, Trump sofreu o segundo impeachment esta semana. Porém, até quarta-feira, quando deixará o cargo, dificilmente o Senado votará a proposta já aprovada pela Câmara.