PSOL pede que STF proíba propaganda e distribuição de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19

O PSOL pediu nesta terça-feira (19) que o Supremo Tribunal Federal (STF) proíba o governo federal de veicular qualquer informação que propague, induza ou incentive o uso de medicamentos sem comprovação científica como forma de tratamento precoce contra a Covid-19, como por exemplo cloroquina, nitazoxanida, hidroxicloroquina e ivermectina.

O pedido foi feito por meio de um aditivo à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 756, que tem o ministro Ricardo Lewandowski como relator.

O partido também pede que a distribuição de tais substâncias e medicamentos como forma de tratamento precoce do novo coronavírus pelo governo federal ou qualquer um de seus órgãos seja expressamente proibida pelo STF em caráter liminar.

Outra ação solicitada pelo PSOL é que o governo de Jair Bolsonaro seja constrangido a começar imediatamente a campanha dos benefícios da vacinação contra a Covid-19.

“É inaceitável que o governo continue opondo tratamento precoce à vacinação. Não há medicamentos com efeitos comprovados contra a Covid-19. É hora de dar um ponto final à desinformação do governo Bolsonaro. Chega”, afirma Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL.