Lula divulga nota condenando a invasão do Congresso nos EUA; confira

Compartilhe agora

O ex-presidente Lula, por meio do Twitter, divulgou nesta quarta-feira (6) uma nota oficial contra a invasão do Congresso dos Estados Unidos.

Segundo o petista, a invasão do Capitólio revela cruamente o que acontece quando se tenta substituir a política e o respeito ao voto pela mentira e pelo ódio, até mesmo num país que gosta de se apresentar como campeão da democracia.

“Para o Brasil, é um alerta sobre o que ainda pode acontecer de pior aqui, se não for contido o autoritarismo de Bolsonaro e suas milícias”, disse Lula.

O ex-presidente completa afirmando que “se continuarem sendo toleradas as violações à liberdade e aos direitos”, no Brasil, aqui a situação ainda pode ser pior em 2022.

Confira a nota de Lula:

1 – A invasão do Capitólio revela cruamente o que acontece quando se tenta substituir a política e o respeito ao voto pela mentira e pelo ódio, até mesmo num país que gosta de se apresentar como campeão da democracia.

2 – Para o Brasil, é um alerta sobre o que ainda pode acontecer de pior aqui, se não for contido o autoritarismo de Bolsonaro e suas milicias, se continuarem sendo toleradas as violações à liberdade e aos direitos.

Mais cedo, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), também se manifestou contra o ato antidemocrático nos EUA. Para ela, o acontecimento de hoje é uma “terrível” tentativa de golpe da direita fascista nos EUA.

“O que acontece lá serve de exemplo para que afastemos o fascismo e o retrocesso daqui”, declarou Gleisi Hoffmann.