Deputados do PSOL batem boca no Twiter por causa da sucessão na Câmara

Deputados do PSOL estão trocando farpas em público, pelo Twitter, por causa de um divergências sobre o posicionamento do partido na sucessão do comando da Câmara dos Deputados.

Luiza Erundina (SP) foi lançada à presidência da Câmara na segunda-feira (18). Circulam boatos de que a candidatura dela poderia ser retirada em benefício da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), que já tem o apoio do PT, PSB, PDT e PCdoB, entre outros.

Erundina escreveu: “É lamentável que o PSOL negocie suas convicções e compromissos políticos históricos ao aderir ao fisiologismo e à barganha por cargos na Mesa da Câmara. Essa é uma prática dos partidos de direita com a qual eu não compactuo”.

Fernanda Melchionna  rebateu: Lamentável é esse tuite @luizaerundina. Mto feio que a senhora ataque quem não acha a tática correta lançar candidato nesse cenário da eleicao da Câmara. Mesmo que sua posição tenha vencido e o PSOL tenha lançado seu nome, isso não não lhe autorizada a atacar o PSOL.

E foi além: “Todos nós temos história. O fato da senhora ter rompido com o PT para ser ministra de Itamar nos anos 90 não autoriza ninguém a lhe acusar de fazer a política baseada em busca de cargos. Da mesma forma respeite que no Psol defendeu que desde o primeiro um voto tático antibolsonaro.

Economia

Freixo (RJ) também entrou no debate: O fato é que a entrada do PSOL na coalizão junto com os demais partidos de esquerda daria maioria ao bloco e impediria que a Comissão de Constituição e Justiça e o Conselho de Ética, por exemplo, ficassem nas mãos de aliados de Bolsonaro.

O deputado Ivan Valente tentou colocar panos quentes: “Estamos juntos, Luiza. Não podemos ser coniventes com notícias falsas, muito menos colocar nossa coerência política em jogo! Seguimos firmes em defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro!”

O debate é até saudável, mas o PSOL poderia organizar uma reunião de bancada no lugar de se expor dessa maneira.