Bolsonaro insultou quem agora ajuda Manaus, diz Lula

O ex-presidente Lula, em comunicado, disse que o presidente Jair Bolsonaro insultou desde o primeiro dia justamente as pessoas que estão ajudando Manaus nesse momento de luta contra a covid.

“Desde o primeiro dia como presidente da República, Bolsonaro insulta os artistas e a cultura, os governadores e o povo venezuelano”, disse o petista. “E agora, quem diria, vê artistas, governantes e venezuelanos ajudando a salvar o povo de Manaus”, completou.

Para Lula, o governo Bolsonaro é indiferente, passivo, desumano e insensível com o drama do povo manauara. “Acompanho com angústia, preocupação e indignação a situação do povo de Manaus”, declarou o ex-presidente.

Leia a íntegra da nota de Lula:

Lula lamenta tragédia em Manaus e condena indiferença passiva e desumana do governo federal

Acompanho com angústia, preocupação e indignação a situação do povo de Manaus. Ainda mais porque quando fui presidente da República sempre respondemos rapidamente com ações do governo federal a qualquer calamidade.

Manaus vive uma tragédia humana sem precedentes em sua história, pré-anunciada pelo colapso do sistema de saúde já no início desta pandemia.

Economia

Quero aqui saudar e agradecer os artistas que se mobilizaram, inclusive com doações. Os governadores, sobretudo do Nordeste e do Norte, que abriram leitos para acolher pacientes de Manaus que esperavam por vagas e oxigênio nos hospitais.

E saúdo o governo do presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, que em um gesto de solidariedade latino-americana, ofereceu socorro e transporte de oxigênio a cidade Manaus.

Nada como o tempo para julgar os governantes. Desde o primeiro dia como presidente da República, Bolsonaro insulta os artistas e a cultura, os governadores e o povo venezuelano. E agora, quem diria, vê artistas, governantes e venezuelanos ajudando a salvar o povo de Manaus. Povo que, infelizmente, assiste à indiferença passiva, desumana e insensível do governo federal.

Luiz Inácio Lula da Silva