Presidente da CDHM cobra investigação sobre ameaças de morte contra vereadoras negras eleitas pelo PT

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), Helder Salomão (PT-ES), protocolou ofícios nesta semana à Polícia Federal e ao Ministério Público em que cobra investigação das ameaças de morte e de violência contra duas vereadoras eleitas em novembro pelo PT: Ana Dartora, em Curitiba, e Ana Lúcia Martins, em Joinville (SC). O deputado pediu também medidas de proteção para que ambas possam exercer seus mandatos.

LEIA TAMBÉM
OCDE sugere que aposentados, viúvos e deficientes financiem o programa Bolsa Família

Depois das eleições, Prefeitura de Curitiba despejou 311 famílias que não têm onde morar

TSE confirma vitória de Lindbergh Farias no Rio de Janeiro

Ele encaminhou ofícios também ao presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Sabino Picolo; ao Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando Comin; ao Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Paulo Koerich; e ao Secretário de Segurança Pública do Paraná, Romulo Soares.

Violência contra mulheres negras
Nos documentos, Helder Salomão relata, em detalhes, as ameaças sofridas pelas vereadoras e expõe números sobre a violência contra mulheres negras eleitas ou candidatas.

Economia

Ele citou dados de uma pesquisa Instituto Marielle Franco. Foram entrevistadas 142 mulheres negras de 21 estados e todas as regiões do Brasil, de 16 partidos. Do total, 80% das candidatas negras sofreram violência virtual, 60% sofreram violência moral ou psicológica e 50% sofreram violência institucional; 18% das entrevistadas receberam comentários e/ou mensagens racistas em suas redes sociais, por e-mail ou aplicativos de mensagens e 8% foram vítimas de ataques com conteúdo racista durante transmissões virtuais.

Direitos Humanos
Dentre as entrevistadas que realizaram algum tipo de denúncia, 70% afirmaram que a denúncia não ajudou no esclarecimento do caso e nem trouxe mais segurança para o exercício da atividade político-partidária.

No último dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a presidência da CDHM promoveu uma reunião em que se discutiu o tema, a pedido das organizações civis Terra de Direitos, Criola, Justiça Global e Instituto Marielle Franco. Participaram Luiza Erundina (PSOL/SP), Benedita da Silva (PT/RJ), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Áurea Carolina (PSOL/MG), além das vereadoras Ana Dartora (PT/PR) e Ana Lúcia Martins (PT/SC).

Para Salomão “a violência contra as mulheres negras cresce à medida em que elas ocupam mais espaços de poder” Para ele, essa situação é “resultado do patriarcado, ainda tão presente, e do racismo estrutural embutido na sociedade e nas Instituições”.

O parlamentar frisa que “tal quadro é absolutamente inaceitável do ponto de vista da democracia e dos direitos humanos e as instituições devem atuar para enfrentá-lo”.

As informações são da Liderança do PT na Câmara