Parlamento da Hungria aprova pacote de leis discriminatórias contra homossexuais

O Parlamento húngaro aprovou nesta terça-feira (15) várias leis contra a população LGBT. Um dos textos coloca na Constituição a noção de que o único sexo aceito é o biológico e outro proíbe a adoção para casais de mesmo sexo. O pacote húngaro é aprovado no mesmo dia em que a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais (ILGA) publicou seu relatório anual indicando que direito dos homossexuais avança no mundo, mas ainda é crime em 69 países.

A mãe é uma mulher, o pai é um homem”, decreta a emenda à Constituição aprovada com o apoio da maioria dos parlamentares húngaros, segundo o site oficial da Assembleia. O único sexo aceito é o do nascimento e texto acrescenta que “a educação é fornecida de acordo com os valores baseados na identidade constitucional e na cultura cristã” do país.

LEIA TAMBÉM
Sob Bolsonaro, IDH do Brasil despencou cinco posições no ranking mundial da ONU

Tribunal Penal Internacional de Haia examina genocídio de Jair Bolsonaro

Haddad zomba de Bolsonaro: ‘Viúvo de Trump’

O governo nacionalista do primeiro-ministro Viktor Orban justificou a emenda pela necessidade de “proteger a criança de possíveis interferências ideológicas ou biológicas” do mundo ocidental moderno.

Economia

Sobre a adoção, a lei aprovada pelo Parlamento permite que apenas pessoas casadas adotem crianças, o que na prática exclui os homossexuais, que não podem se casar na Hungria.

Desde maio, já estava legalmente proibido registrar nos documentos a mudança de sexo no país da Europa Central que integra a União Europeia (UE). O premiê Viktor Orban, que está há dez anos no poder sem interrupção, promove o “iliberalismo”. Frequentemente acusado de desrespeitar os valores europeus, ele dá continuidade a sua campanha pelos “valores tradicionais”.

Na semana passada, anunciou sua intenção de entrar com recurso contra a introdução de um novo mecanismo que vincula o pagamento de fundos europeus ao respeito do estado de direito.

Relações homossexuais criminalizadas em 69 países
Os direitos de lésbicas, gays e bissexuais avançaram em 2020, informou a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais em seu relatório anual, divulgado nesta terça-feira. No entanto, 69 países ainda criminalizam as relações sexuais consentidas entre adultos do mesmo sexo.

A lista tem um país a menos em relação ao ano passado, o Gabão, que revogou uma lei aprovada em 2019. Essa foi “a menor duração de um texto desse tipo na história moderna”, informou o advogado argentino Lucas Ramón Mendos, coordenador de pesquisa da ILGA World e principal autor do relatório. Mendos também ressalta a decisão do Parlamento do Butão que, na semana passada, aprovou um projeto de lei para descriminalizar as relações consentidas entre pessoas do mesmo sexo. O texto deverá ser promulgado em breve.

Segundo a associação, metade dos países criminalizadores (todos Estados-membros da ONU) aplicaram suas legislações nos últimos cinco anos. Esse número pode ser “muito maior”, aponta o documento.

“Onde essas disposições existem”, explica Lucas Ramón Mendos, “as pessoas podem ser denunciadas e detidas a qualquer momento, mesmo que sejam apenas suspeitas de ter relações sexuais com uma pessoa do mesmo sexo. Os tribunais as perseguem ativamente e as condenam à prisão, açoitamento em público e até à morte”.

Efeitos negativos da pandemia
“Em muitos lugares onde a criminalização já provocava desigualdade, as coisas pioraram” com a pandemia de Covid-19, salientou a diretora dos programas da ILGA World, a alemã Julia Ehrt. Ela cita como exemplo a proliferação de “zonas livres de LGBT” na Polônia, a tentativa da Indonésia de promover as chamadas “terapias de conversão” e a revogação de duas proibições dessas práticas na Flórida, nos Estados Unidos.

Segundo ela, essas “terapias” de mudança de orientação sexual são muito polêmicas, devido a seus riscos psicológicos e à falta de evidências de que sejam eficazes.

Avanços
A ILGA World também encontrou, “contrariando todos os prognósticos”, avanços em 2020. A organização destaca que, em julho de 2020, o Sudão acabou com a pena de morte para atos sexuais consentidos entre pessoas do mesmo sexo. A Alemanha é, agora, um dos quatro Estados-membros da ONU que proibiram as “terapias de conversão” em nível nacional, e “outras jurisdições na Austrália, Canadá, México e Estados Unidos seguiram seu exemplo”.

A associação celebra ainda o fato do casamento entre pessoas do mesmo sexo ser agora “uma realidade em 28 Estados-membros das Nações Unidas”. A Costa Rica se tornou o primeiro país da América Central a autorizar o casamento para todos, e “34 nações oferecem formas de reconhecimento para casais do mesmo sexo”, destaca a ILGA, sediada em Genebra.

Em dezembro de 2020, 81 Estados-membros da ONU possuem leis contra a discriminação no trabalho baseada na orientação sexual. “Há 20 anos, eram 15”, lembra a ILGA World.

Por RFI, com informações da AFP