Lula comemora aniversário da Revolução Cubana 1º de janeiro em Havana

O ex-presidente Lula vai comemorar nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, em Havana, o aniversário da Revolução Cubana — o movimento armado e guerrilheiro, liderado por Fidel Castro, que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista.

Lula está em Cuba para gravar participação no longa-metragem do cineasta americano Oliver Stones, que retratará os golpes de Estado e avanço do fascismo nos países latino-americanos. O petista será personagem central da película.

Os 61 anos da Revolução Cubana serão comemorados na ilha caribenha ao lado de Janja, a namorada de Lula e, segundo os petistas, “futura primeira-dama do Brasil” a partir de 2023.

O ex-presidente Lula, mesmo à distância, acompanha com interesse as barbeiragens do presidente Jair Bolsonaro –ou seja, insultos, incompetência e desgoverno– e a disputa pela Câmara.

Na volta de Cuba, Lula pensa um manifesto do PT que leve em consideração as palavras de ordem “Paz, emprego e vacina” para unificar a esquerda brasileira.

Em fevereiro, ao lado de Ciro Gomes e outras personalidades progressistas, o ex-presidente Lula participará do primeiro comício virtual da Frente de Esquerda com vistas às eleições de 2022.

Economia