Jornal Nacional, da TV Globo, reconheceu a inocência do ex-presidente Lula

Em reportagem de três minutos, o Jornal Nacional, da Globo, reconheceu na noite desta sexta-feira (11) que o ex-presidente Lula é inocente em mais uma das delações da Odebrecht.

A emissora dos Marinho reverberou a sétima absolvição, esta semana, pela Justiça Federal de São Paulo, que arquivou a ação que acusava o petista e o filho dele, Luís Cláudio, o Lulinha, por lavagem de dinheiro e tráfico de influência em pagamentos da Odebrecht.

De acordo com decisão do juiz federal Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Federal de São Paulo, “no caso concreto, o investigado Luiz Inácio Lula da Silva não era mais agente público e a suposta solicitação de vantagem não decorreu da condição de agente público”. Ou seja, “a suposta troca de favores não tinha por pressuposto a sua presença ou atuação na condição de Presidente da República”.

O magistrado afirmou ainda que os colaboradores [da Odebrecht] não indicaram nenhum ato específico [provar], como a assinatura de contratos, decisões em licitações, realização de pagamentos ou quaisquer outros atos concretos que poderiam qualificar a conduta no tipo penal do tráfico de influência.

Embora o Jornal Nacional tenha disponibilizado 3 minutos para repercutir a absolvição, a Globo ainda continua em “dívida” com Lula. Segundo o ex-presidente, a TV divulgou mais de 100 horas de notícias falsas ou negativas contra ele nos últimos anos.

Lula foi absolvido ou teve os casos arquivados em sete processos (veja aqui a relação).

Economia

Em síntese, reconheceu o Jornal Nacional, da Globo: Lula é inocente. Um avanço, pois, nos últimos tempos, a emissora vinha censurando informações dessa natureza em relação ao petista.

Assista a um trecho da reportagem:

7º caso contra Lula é arquivado pela Justiça; confira lista

Lula divulga nas redes sociais documentário sobre parcialidade de Moro; assista ao vídeo

Lula vai para Cuba virar artista de cinema, mas volta em janeiro de 2021

Moro está ‘fazendo caixa’ com informações da Lava Jato, acusa advogado de Lula

Petistas estudam levar bolo ao STF pelos dois anos sem julgamento do HC de Lula sobre Moro

Paraná Pesquisas: esquerda unida derrotaria Bolsonaro em 2022