Bolsonaro quer sabotar a vacinação; oposição fala em impeachment já

O presidente Jair Bolsonaro quer exigir um termo de responsabilidade de quem for vacinado no Brasil. Além disso, ele também pretende tornar o imunizante não obrigatório. Especialistas dizem que o mandatário sabota o plano de vacinação nacional.

A medida poderá vir na Medida Provisória que será editada nesta terça-feira (15), que ainda abrirá crédito de R$ 20 bilhões para a compra de vacinas contra a Covid-19.

A proposta do governo para a vacinação gerou protestos de autoridades sanitárias, pois eles alegam que nenhum país do mundo se comportou assim –exigindo termo de responsabilidade.

“Extremamente infeliz e irresponsável essa fala do presidente quanto a uma medida provisória que vai exigir de indivíduos que tenham interesse em se vacinar contra a Covid assinatura de um termo de responsabilidade”, disse o advogado Paulo Almeida, diretor-executivo do Instituto Questão de Ciência (IQC).

Almeida disse que não é necessário a assinatura desde que a vacina tenha aprovação, seja extraordinária, seja regular de registro de autoridades sanitárias competentes. Segundo ele, isso vai diminuir a cobertura vacinal em função da pessoa que quando for à UBS tomar a sua vacina tenha que assinar um termo.

“Eventualmente vai fazer com que várias pessoas desistam de tomar vacina por excesso de burocracia”, acredita o diretor-executivo do IQC.

Economia

O governo federal entregou no sábado (12) ao Supremo Tribunal Federal um plano de imunização com previsão de 108 milhões de doses para grupos prioritários.

A epidemiologista Carla Domingues, que coordenou o programa nacional de imunizações, afirmou que parece que o presidente não quer que a vacina aconteça no país. “Ele está jogando contra a população que quer buscar a vacinação”, disse. “O presidente coloca que a vacina não é importante, que a vacina vai fazer mal a saúde e que a população não deve se vacinar.”

Impeachment de Bolsonaro voltou à pauta

Apesar de todos os elementos para a abertura de um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) se nega a fazê-lo. “Botafogo”, como é conhecido, rechaça a acusação de ele esteja sendo omisso. “O impeachment de Bolsonaro tiraria foco da covid”, escusa-se.

Maia mente. O processo de impeachment não é aberto na Câmara porque os bancos e a velha mídia não deixam. Eles estão ganhando muito dinheiro [público, é claro] nesse ambiente turvo.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse que convence o argumento de Maia de que o impeachment de Bolsonaro vai tirar o foco da pandemia.

“Se continuar com Bolsonaro, é que não haverá foco mesmo, pois é ele quem está levando o Brasil à catástrofe ao não enfrentar à covid-19 e garantir vacinação”, criticou a petista.

Gleisi afirmou que o Brasil tem a estrutura do SUS (Sistema Único de Saúde) pronta pra vacinar a população contra a covid-19, mas ainda não há plano de vacinação, vacinas, seringas e nem agulhas suficientes pra vacinar os brasileiros. “Falta o básico, afinal, a intenção desse governo é sucatear o SUS e privatizar a saúde.”

Tribunal Penal Internacional de Haia examina genocídio de Jair Bolsonaro

Cármen Lúcia dá 24 horas para governo explicar relatórios da Abin orientando defesa de Flávio Bolsonaro

Bolsonaro costeia alambrado de Biden ao cogitar Temer no Ministério das Relações Exteriores