Baleia promete entregar a cabeça de Moro para a oposição na Câmara

Na luta pela presidência na Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) prometeu até entregar a cabeça do ex-ministro Sergio Moro para a oposição. O emedebista se comprometeu, se eleito, instalar a CPI da Lava Jato para investigar a força-tarefa de Curitiba.

Numa reunião virtual nesta segunda-feira (28), Baleia concordou com as reivindicações dos partidos de esquerda, como instalação de CPIs; análise de decretos legislativos; e todos os regramentos constitucionais que asseguram o espaço da oposição no Legislativo.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), disse que nesta terça (29) a bancada do PT volta a debater a eleição para a mesa da Câmara.

“Insistimos em construir com a oposição caminho único e agenda de compromissos com ordem democrática, representatividade e principalmente situação do povo brasileiro e soberania do país, antes de definir nomes”, declarou a dirigente petista.

Os votos de PT, PCdoB, PSB e PDT são o fiel da balança na disputa pela presidência da Câmara, na eleição de 1º de fevereiro, por isso a esquerda tenta emparedar o candidato do “bloco” apontado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Baleia Rossi espera que nesta terça os partidos de oposição lance um manifesto em apoio à sua candidatura.

Economia

O candidato do presidente Jair Bolsonaro é o deputado Arthur Lira (PP-AL), do Centrão.

Durante a campanha pelo comando da Casa, os dois candidatos juram “independência” em relação ao Palácio do Planalto. Ambos também tem ojeriza à pauta neoliberal de Paulo Guedes, o ministro da Economia, que destrói empregos e direitos sociais constitucionais.

A oposição avalia que a agenda econômica não avançará na discussão da Câmara porque o próprio presidente Bolsonaro, em pré-campanha à própria reeleição, em 2022, desistiu das privatizações e da reforma administrativa.