[Ao vivo] STF julga obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (16) duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 6586 e 6587) que tratam da vacinação contra a Covid-19. O Blog do Esmael transmite a sessão virtual ao vivo para o Brasil e o mundo.

Na primeira, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pede o reconhecimento da competência de estados e municípios para determinar a vacinação compulsória durante a pandemia, prevista na Lei federal 13.979/2020, que trata das medidas emergenciais de combate ao coronavírus.

Na segunda ação, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pede que o STF declare inconstitucional a compulsoriedade (obrigatoriedade) da vacina contra a Covid-19.

Tema similar está em discussão no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1267879, que discute a obrigatoriedade de vacinar o filho de acordo com o calendário infantil de imunização. Com repercussão geral reconhecida e sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, o recurso analisa se o Estado pode obrigar os pais a vacinarem os filhos menores de idade, independentemente de suas convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais.

Reino Unido diz que já vacinou 137.897 pessoas contra Covid-19

Economia

Apesar da oposição de Bolsonaro, STF vai julgar hoje obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Governo anuncia às 10h plano nacional de vacinação contra covid-19

“Não vou tomar vacina e ponto final”, afirma Bolsonaro