Trump oficializa saída dos EUA do Acordo de Paris

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou na madrugada desta quarta-feira (4) a saída do país do Acordo de Paris.

A medida foi oficializada em meio a apuração das eleições presidenciais nos EUA, que se mantém apertada entre Trump e seu adversário, o democrata Joe Biden. O ex-vice-presidente, contrário a decisão, já prometeu que recolocará o país no pacto caso vença a disputa à Casa Branca. O Acordo de Paris foi assinado em 2015 e visa combater as mudanças climáticas no mundo.

Trump anunciou em junho de 2017 a saída dos EUA do pacto global. Ele disse que negociaria um retorno ao acordo em termos “mais justos para os EUA”. Segundo o presidente, o documento atual traz desvantagens para o país e beneficia outras nações.

LEIA TAMBÉM
Biden lidera enquanto Trump alterna entre euforia e ameaça

MP denuncia Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz no caso das rachadinhas

Twitter amanhece com “Flávio na cadeia” enquanto os robôs dormem

Economia

Há exatamente um ano, em 4 de novembro de 2019, os EUA notificaram a Organização das Nações Unidas (ONU) e confirmaram a saída do Acordo de Paris. A ONU confirmou na ocasião que foi notificada e que a saída dos norte-americanos deveria entrar em vigor a partir de 4 de novembro de 2020.

Com informações do G1