PSOL pede convocação do presidente da ANVISA para explicar suspensão de testes da Coronavac

Nesta terça-feira (10), a bancada do PSOL protocolou um requerimento de convocação urgente do diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, para que ele dê explicações no plenário da Câmara dos Deputados após a determinação da suspensão dos testes da Coronavac, vacina contra a Covid-19 que está em fase de testes em parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac.

A suspensão aconteceu sem justificativa plausível, após a morte de um homem de 33 anos que era voluntário nos testes da vacina, que, conforme atestou o Instituto Médico Legal (IML), infelizmente se suicidou. Não há relação direta entre os testes e a morte do voluntário. Mesmo assim, a Anvisa mantém a suspensão dos testes.

No requerimento, os deputados do PSOL destacam que o governo Bolsonaro, além de ocultar dados e alterar metodologia em pleno curso da pandemia, viola o dever de transparência pública e contraria as orientações técnicas e científicas. “Como é nítido, sem amparo em medidas científicas e desrespeitando autoridades sanitárias nacionais e internacionais, na linha do Presidente da República, uma possível gestão frente à ANVISA que desrespeite às orientações das autoridades sanitárias pode levar a uma tragédia sem precedentes no nosso país”, alertam os parlamentares.

“A ANVISA deve ser um órgão de Estado, e não vinculada ao governo Bolsonaro. No Estado Democrático de Direito, as agências reguladoras devem ser submeter à Constituição Federal e às leis vigentes, e não ao Presidente da República e seus aliados”, continuam.

“É urgente, portanto, que se esclareça à sociedade brasileira os compromissos da ANVISA, sobretudo diante da extrema gravidade do momento, em meio ao combate à pandemia, com as normas cientificas e técnicas que devem reger o procedimento de aprovação da vacina. Cada decisão equivocada pode custar milhares de vidas”, concluem os deputados do PSOL, que relembram também no pedido de convocação que o presidente Jair Bolsonaro “celebrou” a suspensão dos testes da vacina.

As informações são do PSOL

Economia

URGENTE: Evento adverso que suspendeu testes da vacina chinesa Coronavac foi suicídio; afirma TV Cultura; assista

Bolsonaro comemora a suspensão dos testes da vacina chinesa Coronavac

Anvisa suspende testes da vacina chinesa Coronavac feitos pelo Butantan