Blog do Esmael

Últimas notícias da política em tempo real

Porto Alegre protesta às 18h contra assassinato de homem negro no Carrefour

Compartilhe agora

Dois seguranças brancos assinaram um homem negro, João Aberto Silveira Freitas, 40 anos, no estacionamento subterrâneo do supermercado Carrefour. O crime ocorreu nesta quinta-feira (19).

O policial antifascista Leonel Radde, vereador eleito de Porto Alegre, conversou com o Blog do Esmael sobre isso e outros temas. Ele reforçou a convocação de um protesto para as 18h desta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, na capital gaúcha.

A manifestação dos movimentos sociais será hoje, às 18h, em frente ao Carrefour do bairro Passo D’areia, local onde “Beto” foi assassinado por dois seguranças brancos.

O ex-senador Roberto Requião (MDB-PR), autor da lei de abuso de autoridade, também participou da entrevista desta sexta-feira (20).

A discussão na tvEsmael abordou temas como racismo, fascismo, neoliberalismo, eleições 2020, e a necessidade de os porto-alegrenses barrarem o avanço do conservadorismo e do bolsonarismo.

Em Porto Alegre, onde o policial do campo progressista cumprirá mandato, a disputa pela prefeitura foi ao segundo turno.

Sebastião Melo (MDB), pela direita, concorre contra Manuela D’Ávila (PCdoB), pela esquerda.

Requião disse que ficou decepcionado com a conversão de Sebastião Melo ao bolsonarismo. “Que decepção”, disse na live. “Ele defende a privatização da água”, criticou.

Assista ao vídeo:

Quem é Leonel Radde, o policial antifascista eleito vereador de Porto Alegre

Leonel Radde, 39 anos, policial antifascista. Vereador eleito pelo PT de Porto Alegre com 5.611 votos.

Prenome “Leonel” foi uma homenagem de seu pai ao ex-governador Leonel Brizola.

O policial antifascista é zen-budista, vegetariano, faixa preta em aikido e vocalista de uma banda de rock chamada Calibre.

Radde recebe constantemente provas de outras células neonazistas brasileiras, via internet.

O vereador eleito já foi criticado pela direita por ser um policial de esquerda, e pela esquerda por ser policial.

Leonel Radde é a favor da reforma da polícia para conter os abusos de autoridade. E disse que negros e pobres são as principais vítimas de criminosos.

Dia da Consciência Negra com morte de homem negro no Carrefour de Porto Alegre

No Dia da Consciência Negra, “Vidas Negras Importam” bomba nas redes sociais

Lula sobre negro espancado até a morte no Carrefour: “O racismo é a origem de todos os abismos desse país”

Avatar

Autor: Esmael Morais

Esmael Morais, jornalista e bacharel em Direito, é autor do Blog do Esmael desde 2009. É uma página independente, plural e suprapartidária, que oferece conteúdos gratuitos sobre política, direito e cidadania em tempo real. É um dos blogs especializados em política mais lidos no Brasil. Tudo sobre eleições 2020, a corrida pelas prefeituras municipais, a disputa pela Presidência da República, em 2022, e pelos governos estaduais, Senado e Câmara.

Comentários desativados.