PCdoB quer responsabilizar Bolsonaro por sabotar a vacina CoronaVac

A bancada do PCdoB na Câmara quer responsabilizar o presidente Bolsonaro por sabotagem contra a evolução dos testes da vacina chinesa Coronavac.

Nesta terça-feira (10), em comentário em sua conta no Facebook, Bolsonaro classificou a interrupção dos testes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como uma vitória pessoal.

Pelo Fecebook, o presidente Bolsonaro escreveu: “Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O Presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha.”

Para a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), a declaração de Bolsonaro é “muito grave”, e caso seja identificada motivação política ou ideológica para a suspensão dos testes da Coronavac, o Congresso deve agir.

“O Congresso tem duas providências imediatas a tomar: cassar o mandato do presidente da Anvisa e abrir o processo de impeachment contra Bolsonaro”, declarou.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que Bolsonaro sabota a busca pela vacina. “Bolsonaro sabotou os esforços de isolamento social e agora sabota a busca pela vacina. Temos um serial killer na Presidência da República”, criticou.

Economia

“A politização da vacina às custas de vidas de brasileiros deve ser o passaporte de Bolsonaro para um julgamento por crimes contra a Humanidade”, completou.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também se manifestou em suas redes sociais. “Enquanto muitos ainda morrem, o presidente segue com sua guerra contra a vacina e com os ataques ao governador de São Paulo, João Doria. Bolsonaro é mercador da morte!”, criticou.

PSOL pede convocação do presidente da ANVISA para explicar suspensão de testes da Coronavac

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), diz que há uma clara polarização em jogo. “Enquanto Bolsonaro se esforça para comprovar sua tese frustrada de ineficácia da Coronavac, o povo continua se contaminando e morrendo. O governo age como se a vida fosse objeto de disputa eleitoral. Absurdo!”, protestou.

Já o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) diz que Bolsonaro estimula a briga ideológica às custas das vidas dos brasileiros. “Já são mais de 162 mil mortes por Covid no país. Quem comemora a suspensão de estudos de uma vacina no meio de uma pandemia? Em que lugar do mundo isso é ganhar?”, indagou.

Bolsonaro comemora a suspensão dos testes da vacina chinesa Coronavac

Jornalista da Globo diz que a Anvisa virou ‘Agência de Vigilância Ideológica’

URGENTE: Evento adverso que suspendeu testes da vacina chinesa Coronavac foi suicídio; afirma TV Cultura; assista