Mourão sai em viagem pela Amazônia com diplomatas estrangeiros

O vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), iniciou na manhã desta quarta-feira (4) uma viagem pela Amazônia com diplomatas estrangeiros. O general disse que vai mostrar a realidade da região para a comunidade internacional.

Confira um vídeo da TV Brasil relatando a partida:

“O grande objetivo da nossa viagem era mostrar que o governo brasileiro não tem o que esconder e que nós estamos abertos a todo e qualquer diálogo necessário para demonstrar à comunidade internacional os nossos compromissos”, afirmou Mourão antes de embarcar.

A decisão pela viagem veio depois que uma carta dos embaixadores da Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Noruega, Reino Unido e Bélgica enviada ao vice-presidente general Hamilton Mourão dizia que o desmatamento na Amazônia dificulta investimentos e o comércio desses países com o Brasil.

“Enquanto os esforços europeus buscam cadeias de suprimento não vinculadas ao desflorestamento, a atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para empresas e investidores atender a seus critérios ambientais, sociais e de governança.” Afirmaram os embaixadores no documento.

Economia

Vamos ver se a viagem consegue reverter a visão da comunidade internacional sobre a capacidade do Brasil em preservar o próprio patrimônio ambiental.

Ou, talvez seja melhor que os demais países continuem pressionando o governo federal pela preservação.

Em tempo, o Greenpeace já sugeriu um roteiro alternativo do programado por Mourão, para que os embaixadores vejam o que realmente está acontecendo. E é preciso lembrar que imagem de satélite não costuma mentir.

Em carta a Mourão, 8 países da Europa dizem que desmatamento dificulta comércio com Brasil

O avião da comitiva saiu de Brasília em direção à Serra do Cachimbo, localizada na divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará. De lá, a aeronave deve reduzir altitude e seguir o traçado da BR-163, no trecho que vai da divisa os dois estados até a cidade de Santarém (PA).

Nesse trecho, será possível sobrevoar áreas recém desmatadas, que enfrentam incêndios frequentes e áreas que apresentem as “cicatrizes” do fogo. Depois, disse o assessor, a comitiva será apresentada à parte da Amazônia que está preservada.

Em Manaus, o roteiro prevê atividades em organizações militares e no laboratório de investigação da Polícia Federal.

Em Iranduba, o grupo deve visitar um projeto de colonização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A comitiva também deve passar pelo local onde as águas dos rios Negro e Solimões se encontram para formar o Rio Amazonas.

Em São Gabriel da Cachoeira, os embaixadores devem ser levados à Casa de Apoio à Saúde Indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, além de visitar organizações militares.

De acordo com a Vice-Presidência da República, participarão os chefes das missões diplomáticas de:

  • África do Sul
  • Alemanha
  • Canadá
  • Colômbia
  • Espanha
  • França
  • Peru
  • Portugal
  • Reino Unido
  • Suécia

As informações são da Agência Brasil e G1. 

STF notifica Bolsonaro sobre queixa de calúnia de Dino

Twitter amanhece com “Flávio na cadeia” enquanto os robôs dormem