Haddad diz que Trump pode “assanhar os fascistas em todo mundo”

O ex-ministro Fernando Haddad (PT) comentou o processo eleitoral dos Estados Unidos e a possibilidade de Donald Trump (Republicano) não aceitar a derrota.

“Por ação ou omissão deixam um fascista chegar ao poder. Depois, veem a dificuldade de tirá-lo por meios democráticos.”  Escreveu o petista.

“O pior cenário é Trump perder e ficar. Os fascistas vão se assanhar em todo mundo.“Se ele ganhar, o problema permanece sem solução por mais quatro anos.” Concluiu:

As ameaças de Trump contra o sistema eleitoral dos Estados Unidos são parecidas com as que Bolsonaro fez em 2018, dizendo que não aceitaria a derrota. Os bolsonaristas até hoje questionam a segurança das urnas eletrônicas.

Qualquer guinada extremista que Trump dê em caso de derrota, tentando judicializar o resultado e permanecer no poder será tomada como exemplo caso o mesmo aconteça no Brasil em 2022 ou em outros países que vivem sob o comando da extrema-direita.

Economia

É mais ou menos o mesmo que fizeram com Evo Morales na Bolívia, que sofreu um golpe após o resultada das eleições que o reelegiam serem questionados.

O processo democrático serve a burguesia, e quando os extremistas perdem, tentam virar a mesa. Quer mais um exemplo? O golpe contra Dilma em 2016.

O bicho pegou nos EUA: ‘Trump não vai roubar a eleição’, diz Biden

Biden abre até mais de 8 pontos de vantagem sobre Trump

Temer confessa que tramou a deposição de Dilma ainda em 2015