FIFA anuncia que Mundial de Clubes de 2020 será realizado em fevereiro

A competição foi marcada no mesmo mês de rodadas decisivas do Brasileirão e da final da Copa do Brasil.

A Fifa confirmou nesta terça-feira a nova data do Mundial de Clubes de 2020, que estava previsto para dezembro, do dia 10 a 20, mas precisou ser adiado por causa da pandemia. Sendo assim, agora o torneio vai ser disputado entre 1° e 11 de fevereiro do ano que vem, no Catar.

No formato atual, o torneio reúne os 6 campeões continentais e mais um representante do país-sede. Vale lembrar que,  vai ser a última edição do Mundial de Clubes no formato com sete participantes.

Dessa forma, apenas dois clubes estão garantidos até agora: o Bayern de Munique, campeão da Uefa Champions League, e o Al-Duhail, como representante do país-sede.

Pensando no ano que vem, o novo Mundial de Clubes, que contará com 24 times, deveria ter sua primeira edição no ano que vem, em junho/julho, na China, mas ainda não tem data certa para ocorrer.

Impasse no calendário brasileiro

A decisão da Fifa pode complicar o calendário brasileiro caso um time do Brasil vença a Copa Libertadores: afinal, o Campeonato Brasileiro tem as últimas cinco rodadas previstas para a mesma data do Mundial. Além disso, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), marcou a final da Copa do Brasil para os dias 3 e 10 de fevereiro.

Economia

Veja também

Libertadores: Conmebol anuncia que final será no dia 30 de janeiro, no Maracanã